Se você já viu Os Vingadores, deve saber que o Agente Coulson (Clark Gregg) morre no filme. Se você não viu, bem, spoilers!
No longa da super-equipe da Marvel Studios, o carismático personagem acaba morrendo, para tristeza dos fãs do cinema da Casa das Ideias. Porém, o mesmo Agente Coulson foi anunciado como um dos personagens de S.H.I.E.L.D., série de TV do canal ABC, que deverá estrear na TV americana em setembro, caso seu piloto seja aprovado.
Esse “morre-não-morre” causou confusão na cabeça dos fãs, que ficam se perguntando o que raios aconteceu com o personagem. Durante a SXSW 2013, nesse fim de semana, Joss Whedon comentou o caso.
Primeiro, Whedon brincou dizendo que a explicação para a presença de Coulson na série seria a manobra de Heimlich. Depois, quando voltaram a perguntar sobre a questão, o cineasta confirmou que o personagem realmente voltou dos mortos.
Esse é um detalhe bem interessante que pode ter sido mal explicado na SXSW. Se Coulson “voltou dos mortos”, então isso implica que ele estava morto e agora está vivo (SÉRIO??????? NO SHIT, SHERLOCK). Parece uma frase idiota (depois que eu escrevi que eu percebi que era tão idiota), mas há uma diferença ideológica importante ali. Primeiro, Nick Fury (Samuel L. Jackson) não mentiu aos Vingadores no filme. Segundo: a Marvel sempre focou mais em fazer um Universo de filmes em que o espectador pensasse: “Olha, isso poderia mesmo acontecer”. Agora, se ela está colocando personagens ressuscitando, pode ser que as coisas não funcionem tão bem assim. Afinal de contas, uma das coisas mais odiosas do mundo dos quadrinhos é o fato dos personagens voltarem dos mortos como se fizessem parte do elenco de Dragon Ball Z (com a diferença que no mangá o recurso sempre foi explicado ao leitor).
Porém, ainda há esperança. Pode ser que a declaração de Whedon seja mais para acabar com rumores mirabolantes sobre o retorno do Agente Coulson – que ele seria um Skrull infiltrado, que ele apareceria em flashbacks e afins.
O jeito é aguardar a série estrear.
Veja também: