Então você acabou de ler A Dança dos Dragões, quinto livro d’As Crônicas de Gelo e Fogo, e não vê a hora de colocar as mãos no próximo livro, The Winds of Winter? Rá, ingênuo.
George R.R. Martin, a mente por trás de toda a história de Westeros, anunciou numa conferência de imprensa que rolou na Espanha, na última quarta-feira, que o sexto livro da série não deve sair antes de 2014. Uma observação: ele falou que não deve sair ANTES de 2014. Ele não disse que será em 2014 ou próximo de 2014. A idéia de Martin era lançar A Dança dos Dragões em 2006 nos EUA, acabou só lançando em 2011. Martin é ótimo ao escrever, péssimo para prever algo.
O autor disse que já escreveu 200 páginas do sexto livro, mas que o último manuscrito tinha 1500 páginas, então ele ainda deve escrever bastante.
Uma das razões da demora para escrever o livro, segundo Martin, são as constantes mudanças que ele faz nos seus textos. “Eu estou todo o tempo mudando os detalhes. Sei que não é a maneira mais eficaz de trabalhar, mas eu posso mudar de ideia. Escrever um livro é como fazer uma viagem: você sabe por onde começar, mas não onde você vai jantar no primeiro dia, ou se você vai pegar um engarrafamento, esses detalhes vou descobrindo enquanto avanço”, disse o autor.
Porém, ao contrário do que muita gente pensa, o envolvimento de Martin com a série de TV de Game of Thrones não tem muita relação com a demora para escrever os livros. Pelo contrário: o escritor acaba não se envolvendo tanto quanto queria com a série de TV para não atrasar os livros. “Se eu pudesse me transferir para Belfast, onde está a equipe, demoraria mais “, disse.
Bem, se vai demorar, é melhor os fãs focarem nos outros projetos paralelos do autor sobre o universo d’As Crônicas de Gelo e Fogo, como aquele atlas maneiro e tal.