Mesmo depois de ganhar o Troféu HQ Mix de Melhor Editora em 2012, a Barba Negra (selo de quadrinhos da editora Leya) encerrou as suas atividades nessa semana, pelo que informa o Blog dos Quadrinhos.
O selo, que publicava obras como A Guerra dos Tronos em Quadrinhos e O Paraíso de Zahra, deve cumprir com os seus compromissos pelo menos em relação ao concurso de roteiro realizado no ano passado, quando três obras foram selecionadas para serem publicadas pela Barba Negra.
A editora Leya, responsável pelo financiamento do selo, não comentou a razão para o encerramento de atividades da Barba Negra, que já havia rolado no começo de novembro.
As razões para o fim da parceria entre Leya e Barba Negra (e o consequente fechamento do selo) não foram divulgados, embora Sandro Lobo (responsável pela Barba Negra) tenha “sugerido” ao Blog dos Quadrinhos que teriam havido diferenças entre as expectativas dele e as da Leya quanto ao projeto.
Seja como for, é uma notícia ruim para o mercado nacional de quadrinhos, que vem esquentando bastante nos últimos tempos.