O caso que gerou mais comentários e polêmicas nesse fim de semana no conturbado mundo dos video-games foi o vindouro MMO baseado no universo de Firefly, série criada por Joss Whedon (Os Vingadores) e que se tornou um símbolo cult após ter sido cancelada na sua primeira temporada.
Intitulado FUO, o projeto já existe desde, pelo menos, abril de 2011. Porém, foi no primeiro dia desse ano que a DarkCryo, desenvolvedora por trás do game, atualizou a página do MMO no Facebook dizendo que o projeto havia sido retomado com “a benção da Fox Entertainment Group”.
Foi exatamente essa história de “benção da Fox” que começou a gerar um burburinho na Internet. Se o MMO terá a benção do estúdio, então se tratará de algo oficial? Será um MMO de Firefly licenciado?
Bem, não. Ninguém melhor do que a própria DarkCryo pra explicar a situação:
“Após inúmeras conversas ao telefone, os executivos e jurídicos da 20th Century Fox deram suas bençãos à DarkCryo Entertainment para produzir um game inspirado [em Firefly] – não endossado. Existe uma diferença enorme entre esses dois tipos de trabalhos, e nós estamos trabalhando continuamente com um conselho da 20th para garantir que a propriedade deles continua protegida“, disse a declaração da empresa.
Em resumo, um estúdio está fazendo um MMO inspirado no universo de Firefly. Eles possuem o “OK!” da 20th Century Fox para seguir o projeto, apesar do estúdio não licenciar o game. Ou seja, vai se passar naquele universo em específico, mas (provavelmente) não terá personagens da série nem nada do tipo.
A DarkCryo deve iniciar uma campanha de arrecadação para reunir os fundos necessários para bancar o jogo nas próximas semanas.