Uma bomba e uma polêmica explodiram no mundo dos games durante o dia de ontem.
Em uma entrevista publicada no site Wired, o lendário Shigeru Miyamoto dizia ter intenção de se retirar do seu cargo atual na Nintendo e começar a trabalhar em cargos menores na companhia, dando espaço para desenvolvedores mais jovens crescerem dentro da Big N.
Após a publicação da entrevista, as ações da Nintendo caíram 2% e a empresa foi ágil em negar as informações. Imediatamente nasceu a polêmica: Miyamoto iria se aposentar ou não?
O jornalista responsável pela entrevista respondeu ao G4 que a entrevista foi postada na sua totalidade e sem alterações no contexto e que o tradutor de Miyamoto era Yasuhiro Minagawa, tradutor de longa data do lendário desenvolvedor.
Ou seja, ele mantinha que era aquilo mesmo que Miyamoto tinha dito.
Hoje, porém, uma entrevista do The Wall Street Journal com Miyamoto garantiu que o desenvolvedor está “muito saudável e não está planejando se aposentar em breve“, acrescentando que a Nintendo “possui uma estrutura organizacional e uma cultura que deve ser capaz de infundir o estilo pensativo e divertido nos seus produtos mesmo depois de Miyamoto se desligar da empresa“.
O próprio Miyamoto disse ao The Wall Street Journal que a Nintendo “tem de construir a estrutura para que a organização possa continuar sem mim“. Depois, o desenvolvedor foi claro em relação à sua aposentadoria: “Eu poderia admitir que talvez a Nintendo fique melhor sem mim; o que eu quero dizer é que uma abordagem diferente e um talento diferente podem surgir, embora eu não deva dizer isso porque esse artigo poderia dizer ‘Mr. Miyamoto está pensando em se aposentar’, o que não é o caso“.
Miyamoto porém confirmou a intenção de participar mais de projetos menores da Nintendo. Será que o Zelda para WiiU se encaixa nessa categoria? Provavelmente não.
O que você acha? Está na hora de Miyamoto aposentar ou a lenda viva ainda tem lenha pra queimar na Nintendo?