Popularizados pela franquia Little Big Planet, os modos de criação e compartilhamento de fases em jogos da nova geração podem pintar em uma nova franquia de jogos plataforma.
Em entrevista à GamesTM, Masataka Takemoto (diretor de New Super Mario Bros. U) confirmou que a Nintendo estuda a possibilidade de adicionar um modo de criação e compartilhamento de fases nos próximos jogos em plataforma do encanador italiano mais famosos do mundo.
“Existe a possibilidade desse aconteciimento no futuro, mas não adianta apenas criar essa funcionabilidade sem um objetivo. Nós precisamos pensar cuidadosamente em como fazer um sistema desses funcionar. O mais importante é que ele seja algo que seja único da Nintendo, onde um iniciante pode facilmente criar algo e se divertir e, ao mesmo tempo, alguém que realmente curte Mario pode mergulhar mais fundo e criar algo mais complexo. Assim, isso é um desafio que teremos de lidar no futuro“, disse Takemoto.
A possibilidade de criar desafios/fases em jogos e disponibilizar online ficou realmente popular depois de aparecer na franquia Little Big Planet, como já citado. Só em 2012, três grandes lançamentos do fim do ano possuíam um sistema parecido: Hitman: Absolution (os jogadores podem criar e compartilhar contratos de assassinato); Far Cry 3 e Halo 4 (em ambos, os jogadores podem criar mapas para partidas no modo multiplayer competitivo).
Porém, imagino que um sistema desse tipo vá casar perfeitamente com o Mario. Aliás, a ideia é tão perfeita que chega a surpreender que a Nintendo tenha demorado tanto pra pensar em algo do tipo. Ou pelo menos demorado pra admitir essa ideia.