Na semana passada durante a Gamescom 2014, a Sony anunciou que o PlayStation 4 já vendeu cerca de 10 milhões de unidades durante os seus 9 meses de vida. É um dos maiores lançamentos de um video-game da História, são mais consoles vendidos do que qualquer um esperaria e definitivamente mais unidades vendidas do que os concorrentes Wii U e Xbox One.
Por que será que o PS4 está vendendo tão bem? Seria o seu poder de processamento? Jogos exclusivos? Outras utilizações do console? Investimento para o que o video-game terá para oferecer no futuro? A verdade é que, assim como todos nós, nem mesmo a Sony faz ideia do porquê de tanto sucesso.
Shuhei Yoshida, presidente da Sony, explica que a equipe de marketing da empresa fez uma pesquisa sobre esse grande sucesso inicial do PS4 e descobriu que muitos donos do novo console da Sony não eram donos de um PS3 (ou de qualquer console da geração passada):
[quote]Está além da nossa imaginação. Nós estamos tão felizes! Mas eu também estou um pouco nervoso porque nós não entendemos completamente o que está acontecendo. Assim que nós vimos números de vendas tão grandes, nosso instinto diz que devemos nos preocupar sobre vendas no futuro, certo? Será que estamos vendendo para todos os jogadores hardcore? Se nós vendemos um número tão grande de unidades assim, então não teremos mais consumidores para vender e essa é uma previsão assustadora. Então nós queremos entender quem são esses consumidores que nós não consideramos necessariamente jogadores hardcore e que compraram um PS4 e porque eles fizeram isso e o que estão fazendo com o PS4, para que a gente possa criar um futuro mais positivo ao invés de dizer ‘Nossa, nós vendemos pra todo mundo’. É o que nós estamos fazendo agora[/quote]
Via Eurogamer