O longa baseado na obra literária de Sir Ranulph Fiennes, intitulada “The Feather Man” estréia essa sexta-feira em solo nacional, estrelado por Jason Statham, Robert De Niro e Clive Owen, e com uma história real, até que provem o contrário. Pretendo evitar spoilers, em todo caso, vá com cuidado.
Os Especialistas é mais um thriller de ação com Jason Statham, acho que isso basta para resumir o filme, o que não quer dizer que seja ruim, para quem gosta de ação, e curte os filmes do ator britânico, Killer Elite, como é chamado originalmente, é um prato cheio. Aliás o filme se parece muito com um recente lançamento, também de Statham, The Mechanic, são imensas coincidências, como o fato do protagonista ser um assassino profissional em ambos, morar no meio do nada para se esconder, ter um mentor mais velho, que acaba virando o motivo do thriller, o que deixou o filme um pouco desgastado para quem já viu o The Mechanic. Isso tudo além de certa comparação da mídia com Snatch, outro thriller protagonizado por Jason. Enfim, mais do mesmo? Até pode ser, eu diria, Melhor do Mesmo, vale a pena…
Baseado no livro de Ranulph Fiennes, “Os Especialistas” mostra um grupo de antigos membros das forças especiais britânicas que passa a ser caçado por uma equipe de assassinos. Jason Statham é Danny, um ex-agente britânico prestes a aproveitar a tranquilidade de sua aposentadoria. Mas a paz tão esperada está mais longe do que imagina, já que uma última missão o espera: libertar o seu mentor, Hunter (Robert De Niro) das mãos de seu inimigo Spike (Clive Owen).
Essa é a promessa do filme, e realmente cumpre, não podemos exigir nada de extraordinário para isso, apenas, tiros, tiros, porrada, e mais alguns tiros. E temos.
Como citei acima, Jason Statham adora estrelar trilhers violentos, com badass(idade) elevada, e muita ação, é o que ele faz de melhor, e isso é um elogio, ele faz bem o que tem de ser feito, e Os Especialistas não foge a regra, ele doutrina mais uma vez. Nunca vai ganhar o Oscar o coitado, mas Stallone, Chuck Norris, Van Damme, Schwarzenegger, nenhum destes senhores ganhou o Oscar, nenhum destes senhores são grandes atores, mas eles todos juntos representam uma boa parcela do cinema contemporâneo, e por quê? Porque são todos badass ao máximo, assim como Statham, e basta.
De Niro, um grande ator, talvez o melhor da sua geração,vencedor de dois Oscars, é um marketing à parte para o filme, e não desmerece o posto, aparece razoavelmente pouco, não se compromete, e põe sal no filme. Clive Owen é um ator que eu gosto bastante, eu realmente acho o cara bom, mas aqui, neste filme, ele não esteve no seu melhor, não parecia um vilão, faltou o que o Statham tem de sobra: sagacidade. Yvonne Strahovski é uma linda. E o Mr. Eko de Lost, Adewale Akinnuoye-Agbaje, esteve bem, na medida do possível, protagonizou uma ótima cena com De Niro, mas não posso ir além disso sem fazer spoilers.
Não podemos reclamar da narrativa do filme, mesmo sendo em alguns pontos inconsistente, principalmente na conclusão da história, é no geral interessante, tem um bom argumento, é uma boa idéia, e baseado em fatos reais, o que torna a nossa visão dos fatos menos exigente. Enfim, resumindo, passando a régua, e fechando a conta, Os Especialistas é um filme comum de ação, aqueles que você verá milhares de vezes na Tela Quente, e depois na Sessão da Tarde, mas é legal, grandes cenas de ação, diretor indicado ao Oscar, Robert De Niro, Statham, acho interessante, acho que vale a pena ver no cinema, ainda mais se você for dos amantes de ação.
Veja tudo que falamos do longa aqui.
Os Especialistas (Killer Elite), com Jason Statham, Clive Owen, Robert De Niro, Adewale Akinnuoye-Agbaje, e Yvonne Strahovski, estreia nesta sexta-feira, dia 2 de Dezembro no Brasil e tem direção do novato Gary McKendry.