Hayao Miyazaki se aposentou, mas o bom velhinho japonês pode estar de volta em breve! Ok, não vou encher seu coraçãozinho de falsas esperanças, jovem leitor, porque as coisas não são bem assim.
Vamos do começo: em entrevista ao programa japonês Asa Ichi, o diretor e co-fundador do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, esclareceu a confusão causada no começo da semana sobre o fim do estúdio. No meio do papo, ele acabou soltando a informação de que Miyazaki pode estar de volta para dirigir um curta para o Ghibli, mas não é nada comercial ou que possa reviver a carreira do cineasta japonês. Na verdade, Suzuki revelou que Miyazaki pode comandar um curta-metragem especial para o Ghibli Museum, o museu em homenagem ao Studio Ghibli, fundado em 2001.
Portanto, pode ser que mais um trabalho audiovisual de Hayao Miyazaki venha por aí, mas ele não será visto exceto se a gente for visitar o Ghibli Museum em Mitaka, no Japão.
Sobre o “fim” do Studio Ghibli, Suzuki também aproveitou a entrevista para esclarecer a situação. Como a gente divulgou, o Ghibli não fará uma pausa permanente, mas sim um retiro para pensar qual será o futuro do estúdio. A razão não é difícil de imaginar: dos três co-fundadores do Studio Ghibli, apenas Isao Takahata continua ativo na parte criativa do lugar (Miyazaki se aposentou no ano passado e Suzuki deixou o cargo de produtor para cuidar do executivo da empresa). Com isso, eles vão parar para repensar o Ghibli enquanto estúdio pros próximos anos.
[quote]Nós estamos mudando a maneira com que fazemos animações. Nós queríamos fazer uma empresa dos sonhos. Nós pensamos que iríamos fazer o que combinava com a gente e não fazer o que não agradava. Nós conseguimos realizar esse sonho de certa forma e estamos muito felizes com isso. Mas agora, estamos num ponto onde temos de parar para pensar sobre o que faremos em seguida[/quote]
When Marnie Was There, mais recente filme do Studio Ghibli, estreou recentemente no Japão e já arrecadou o equivalente a R$35,5 milhões.