O Oscar 2012 tem uma grande chance de entrar para a história.
A Fox iniciou uma campanha para que Andy Serkis seja indiciado ao Oscar desse ano pelo seu trabalho no filme O Planeta dos Macacos – A Origem.
A prática é bem comum entre os grandes estúdios do cinema, só que esse caso é diferente pelo fato de Serkis interpretar o chimpanzé César utilizando a tecnologia de captura de movimentos. A campanha da Fox e a atuação de Serkis no filme levantaram um debate sobre a definição de atuação e se a utilização de captura de movimentos pode ser considerada atuação.
Segundo o presidente da Fox, Tom Rothman, a captura de movimentos não é nada mais do que uma espécie de maquiagem ou figurino no ator e que só é preciso explicar ao público e à Academia o trabalho feito por Serkis: “Eu acho que estamos em um momento em que podemos ver pela primeira vez uma indicação a Andy Serkis a melhor ator coadjuvante, mesmo que o rosto dele não apareça em momento algum no filme. Mas a performance dele aparece – e vamos divulgar com força”.
O próprio Serkis também entrou debate, propondo inclusive novas adaptações para a tecnologia: “Ela está abrindo uma convergência totalmente nova no cinema e nos games e estou muito interessado em adaptá-la ao teatro, projetando avatares em telas enquanto os atores estão no palco”.
Andy Serkis também queixou-se da maneira com que seu trabalho tem sido divulgado em Hollywood pela mídia. Segundo ele, os veículos da mídia ainda usam de eufemismos para descrever as suas atuações utilizando a tecnologia de captura de movimentos.
O que você acha? Captura de movimentos deve ou não ser considerada atuação? Andy Serkis merece uma indicação ao Oscar?