Segundo o Deadline, a Columbia Pictures começou a movimentar o desenvolvimento do filme baseado na franquia de jogos Metal Gear Solid, criada por Hideo Kojima em 1998 e que se tornou bastante popular nos consoles da Sony.
O papo sobre um filme começou em 2012, e em 2013 o folclórico Avi Arad foi incumbido pela Sony de produzir os filmes de Metal Gear Solid e Uncharted.
Agora a grande novidade é que a produtora contratou um roteirista para escrever o longa. Jay Basu que escreveu Monsters: Dark Continent e Projeto Dinossauro foi anunciado como roteirista do longa, o que não é realmente uma grande notícia para os fãs da franquia, já que o escritor tem apenas trabalhos medianos em seu currículo.
Além de Basu, o diretor Jordan Vogt-Roberts do ainda inédito Kong: Skull Island (continuação de King Kong) está negociando com a Columbia e a Kojima Productions para dirigir o longa. A escolha de Vogt-Roberts segue a mesma teoria de Basu, apenas trabalhos medíocres em seu currículo.
A história do longa vai se passar em 2005 e será focada em Solid Snake, um soldado ex-aposentado que terá de se infiltrar em uma instalação para neutralizar uma ameaça terrorista e resgatar alguns reféns.