Eu não gosto muito de George Lucas e vou dizer o porquê. Meu problema com o cara é a maneira como ele explora a franquia Star Wars. Eu sou totalmente tranquilo com um autor capitalizar em cima do seu trabalho. Não só acho válido, como acredito que é justo. Porém, não gosto quando exploram alguma coisa de maneira excessiva, praticamente enfiando produtos goela abaixo dos fãs.
A DC faz isso com o Batman (e está mais evidente no seu relaunch). A Marvel faz isso com o Wolverine e o Homem-Aranha e o senhor George Lucas faz isso com Star Wars.
Ele fez a trilogia inicial, depois a segunda trilogia, daí um milhão de games, séries de TV, animações, livros, HQs, relançamentos em Blu-Ray e tudo mais. Por favor, não me venham com essa de que “todo o conteúdo já estava planejado desde o início” que nem o fã mais obtuso de Star Wars acredita nisso. O cara simplesmente quer mais algum dinheiro, escreve um roteirozinho (ou escolhe alguém pra escrever), escolhe alguém pra produzir numa mídia aleatória e recolhe os lucros. Não vou nem começar a falar das mudanças nas obras. Quer dizer, se ele não considera os fãs, por que eu consideraria o cara?
Enfim, em todo o caso, novas formas dele ganhar dinheiro surgiram. Na New York Comic Con foram anunciadas duas novas séries em quadrinhos de Star Wars:
– Star Wars: Darth Vader and the Ghost Prison: minissérie em 5 edições escrita por Haden Blackman e desenhada por Rick Leonardi, vai se situar entre os Episódios III e IV da franquia cinematográfica. Na trama, Darth Vader, Moff Trachta e o Tenente Tohm terão de evitar uma tentativa de assassinato ao Imperador Palpatine;
– Dawn of the Jedi: minissérie em 5 edições escrita por Jon Ostrander e desenhada por Jan Duursema, vai abordar uma fase muito anterior à outras obras de Star Wars, onde os Jedis ainda não usavam sabres de luz e sim espadas normais;
–Star Wars: Blood Ties: produzida por Tom Taylor e Chris Scalf, foi apresentada com a frase: “Boba Fett está morto!“, mas não teve mais detalhes.
E, por fim, o poster de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, que vai ser relançado nos cinemas em 3D. Todos os filmes da franquia serão relançados em 3D nos cinemas, um por ano, começando pelo Episódio I em fevereiro do ano que vem, nos EUA.
Ah, George Lucas mandou ressucitar Darth Maul na série animada Guerra dos Clones. Fantástico, né?
Não.