Os sindicatos de trabalhadores da indústria do entretenimento nos EUA costumam realizar prêmios anuais com os filmes lançados no país. Temos o SAG Awards, que é o prêmio do Sindicato dos atores, temos o WGA que é o prêmio do Sindicato dos Roteiristas, temos o PGA, o prêmio do Sindicato dos Produtores e, por fim, o DGA, o prêmio do Sindicato dos Diretores. Isso sem falar no Globo de Ouro e, claro, no Oscar 2013.
Por enquanto, Argo, com direção de Ben Affleck, está fazendo a limpa em todos esses prêmios. Depois de levar o prêmio dos críticos, veio o Globo de Ouro. Em seguida, Argo ganhou os principais prêmios no PGA e no SAG Awards. Agora, chegou a vez do filme faturar o DGA 2013.
Ben Affleck, diretor de Argo, levou pra casa o cobiçado prêmio de Melhor Diretor do Ano pelo Sindicato dos Diretores do EUA, levantando uma questão: por que Affleck não foi nem indicado ao Oscar 2013? Argo acaba de se tornar o grande favorito ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, já que papou todas as prêmiações relevantes do seu lançamento até o momento. Porém, o filme reúne 7 indicações ao Oscar, menos que seus principais concorrentes e com a sentida ausência de Ben Affleck.
Os outros diretores premiados no DGA 2013 são:
- Alejandro Iñárritu (Diretor de Comerciais);
- Rian Johnson (Diretor de Série de Drama) por Breaking Bad;
- Brian Smith (Diretor de Reality Shows) por Master Chef;
- Jay Roach (Diretor de Filmes Televisos e Minisséries) por Game Change;
- Glenn Weiss (Diretor de Musicais) pelo 66º Tony Awards;
- Jill Mitwell (Diretora de Programas Diurnos) por One Life to Live;
- Paul Hoen (Diretor de Programas Infantis) por Let It Shine;
- Malik Bendjelloul (Diretor de Documentários) por Searching for Sugar Man;
- Lena Dunham (Diretora de Série de Comédia) por Girls