Review | Fringe 4×01: “Neither Here Nor There”

  Eder Augusto de Barros  |    quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nossas opinião quanto ao primeiro episódio desta aguardada quarta temporada, porém ainda não sabemos onde está Peter Bishop, você sabe?

Nem aqui e nem lá! Mas afinal, onde está Peter Bishop? Era a resposta que todos aguardavam para este episódio, porém nossa sede de curiosidade não foi ainda sanada, não no primeiro episódio. Olha, nem preciso comentar que um review de série tem SPOILER, você sabe certo? Então vamos a diversão.

Você que já não se lembra muito das coisas, principalmente das duas primeiras temporadas que já foram há algum tempo, pode ver os vídeos explicativos da FOX com toda a mitologia da série, e relembrar tudo. Altamente contra-indicado para quem não viu as outras temporadas, tem todos os spoilers possíveis nos vídeos.

Bom, a pergunta que não calava desde a season finale da última temporada era, onde se meteu Peter Bishop? Mas uma coisa talvez não ficou tão clara no season finale, pois foi tudo muito rápido, e já no fim, nem percebemos, eu pelo menos não dei importância naquela hora, que foi o seguinte: Ninguém reparou que ele sumiu!

Isso ficou mais claro no primeiro episódio desta quarta temporada, intitulado de Neither Here Nor There, ou seja, Nem aqui e nem lá… Foi um episódio comum de inicio de temporada, um caso semanal, normal, a introdução do personagem Lincoln Lee a Fringe Division do Universo Principal.

O Lee do universo principal  já havia aparecido num episódio da terceira temporada, mas foi uma rápida interação dele na equipe Fringe. Neste episódio provavelmente foi decretada a entrada dele. Em uma investigação sobre tráfico de armas Lee e seu parceiro perseguem um criminoso, ao entrar em um galpão abandonado eles se separam, e pouco depois Lee encontra seu parceiro morto e com a pele translúcida, e o assassino fugindo, ou seja, caso para a Fringe Division, e como é o parceiro dele, ele faz de tudo para participar.

Você já viu uma pessoa entrar para a Fringe assim antes certo? Isso mesmo, no primeiro episódio da série, foi assim que Olivia conhece Broyles e acaba por fazer parte da divisão especial do FBI, quando seu parceiro e amante John morre de forma semelhante, também com a pele translúcida, e também em uma missão que os dois estavam investigando. E Olivia faz de tudo para ajudá-lo, unindo inclusive Peter e Walter Bishop para tal feito.

O episódio nada mais é que a resolução do caso, muito normal, e sem nada realmente importante para o desenvolvimento da história geral. Lee provavelmente entrará para a Fringe depois do última cena em que conversa com Olivia e vê a Fauxlívia no galpão que une os dois universos.

Coisas a contar para a história geral da série: ninguém lembra do Peter, fato! Os Observadores falam em apagar alguém da linha do tempo, será Peter? Porém vemos o September em frente ao laboratório de Harvard quando tenciona realizar o feito de apagar alguém da linha do tempo, mas desiste em cima da hora. As aparições de Peter no episódio, causando pavor em Walter, que não o reconhece como seu filho.

Em resumo o episódio foi a introdução de Lee ao universo principal, a atenuação da falta de lembrança quanto a Peter, e o agravamento do mistério, onde está Peter Bishop? Minha teoria é, ele foi jogando em alguma espécie de limbo, apagaram as memórias dele quanto aos universos, e também apagaram a memória do pessoal quanto a ele. Porém as aparições dele são uma tentativa de romper esse limbo e voltar ao universo que ele sempre esteve. Mas e o Walter que tá apavorado, será que vai tentar impedir isso?

Como eu sou um cara legal, aqui está o Glyphs deste episódio, a palavra APPEAR, traduzindo APARECER, claro que é por conta das aparições do Peter:

E você, o que achou do episódio? Quais as suas teorias? E dúvidas?

Promo do segundo episódio: “One Night in October”

[pro-player type=’video’]http://www.youtube.com/watch?v=46qxzZhV3Rg

E a nova abertura nesta quarta temporada, já tivemos várias, sempre relacionadas ao tipo do episódio:

[pro-player type=’video’]http://www.youtube.com/watch?v=A1O0A_HrKXw

Fringe com Anna Torv (Olivia Dunham), John Noble (Dr. Walter Bishop), Joshua Jackson (Peter Bishop) e grande elenco, estreou dia 23 de setembro, pela FOX.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários