Review | Chuck 5×04: “Chuck Versus The Business Trip”

  Leandro de Barros  |    quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dessa vez sem óbvios problemas com os personagens, Chuck faz tudo certo e entrega o primeiro episódio repleto de acertos, humor e ação na medida certa

Depois de um começo vacilante, finalmente Chuck se livra de seus problemas e zarpa com qualidade na sua quinta e derradeira temporada.

Acho que é uma unanimidade o quanto o fato do Morgan ter o Intersect estava atrapalhando a temporada de Chuck. Felizmente as coisas se resolveram rápido e, em menos de 5 minutos, o cérebro do nosso amigo (e o caminho dessa temporada) estava limpo novamente.

No episódio anterior, a CIA colocou uma bela mira nas costas de Morgan e ele virou o alvo de todo assassino e/ou espião dentro dos EUA. Com o Intersect retirado, o preço pela cabeça do rapaz sumiu também. Exceto por um perigoso assassino chamado Viper que Decker convenientemente esqueceu de avisar e ficou incomunicável após a missão dada. Por isso, Morgan precisa ficar escondido enquanto a Charmichael Industries caça o caçador.

Dessa vez nós tivemos todos os núcleos de Chuck sendo bem utilizados. Uns com muito mais tempo de tela do que outros, é verdade, mas todos eles com desenvolvimentos significantes.

No núcleo da Buy More, Jeff continua recuperado e responsável. Tão responsável ao ponto de salvar a vida de Big Mike e denunciar Lester para a polícia. No começo da temporada (não lembro o episódio) o próprio Lester admite que “essa coisa de Jeffester já deu”. True story. Ainda bem que os roteiristas conseguiram se dar bem e deram uma ótima guinada nessa história.  Jeff não só foi importante por isso, como ainda conseguiu motivar os empregados da Buy More e abrir os olhos de Devon para o fato de Ellie querer ficar em casa com a bebê. Um verdadeiro herói esse Jeff.

O ex-problema da série voltou a render muito bem no episódio com apenas as partes cômicas. Morgan iniciou o seu treinamento nerd, já que seu cérebro derretou por causa do Intersect e ele esqueceu de várias coisas. Esse treinamento gerou a cena mais engraçada da temporada até aqui: Chuck dá à Morgan o pacote com os 6 filmes de Star Wars e diz pro rapaz começar por Star Wars IV: Uma Nova Esperança, o primeiro filme lançado da série e o primeiro da trilogia clássica (a única que vale a pena ver…). Casey, troll master lvl 79, diz à Morgan que Uma Nova Esperança “é velho e chato” e que ele deveria começar com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Meus amigos, isso não se faz. Não bastasse essa trollagem, quando Morgan vai perguntar se era aquilo mesmo e coisa e tal (e se desculpar por ter sido um idiota), Casey o perdoa, mas antes evolui para o lvl 99 na classe troll master e lança o imperdoável: “Darth Vader é o pai de Luke”.

Enquanto isso, na trama “principal” do episódio, Chuck e Sarah vão à uma festa da Buy More para os funcionários do ano. Chuck mexe os pauzinhos para que o escolhido seja Morgan e vai no lugar dele, como isca para atraírem Viper. Primeiro o roteiro entrega um possível Viper, que todos nós sabíamos que era falso. Aí a “reviravolta” que todos esperávamos surge com o bartender sendo o Viper. Então, quando menos esperávamos, eis que surge uma segunda reviravolta e o Viper é na verdade uma mulher.

O “drama” do episódio era que Sarah e Chuck estavam pensando em ter uma vida normal e Sarah queria uma amiga de verdade. A pessoa que ela acabou se conectando foi também a vilã. Aliás, um pequeno adendo: eu fui o único que achou realmente inútil o tal detector de mentiras? A própria Sarah enganou o aparelho e todos eles sabiam que o Viper seria experiente o suficiente pra enganar também, então qual era a idéia em usá-lo? Mas foi engraçado.

No fim do episódio, a terceira grande reviravolta: Viper está falando com Decker no telefone e diz que vai voltar para matar todos que sabem sua identidade. Casey, que havia seguido a vilã, mata-a e à todos em volta. Decker, que estava no telefone e ouve o nome do ex-Coronel, vai até a casa de Chuck para prendê-lo.

Promo do próximo episódio:

A série vai ficar sem episódios novos até o dia 09 de dezembro! :(

Episódios anteriores:


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários