Netflix pode começar a usar tecnologia dos torrents em seu serviço

Eder Augusto de Barros
edaummm

  quinta-feira, 21 de maio de 2015

Netflix pode começar a usar tecnologia dos torrents em seu serviço

Serviço estuda melhorar sua distribuição de dados usando P2P

Enquanto continua sendo tratado com vilão para a industria cinematográfica em Cannes, o Netflix se mexe em casa para melhorar a qualidade do seu serviço e atingir ainda mais clientes.

Segundo uma publicação do TorrentFreak de ontem, o serviço de streaming estaria em busca de um profissional para adaptar a tecnologia usada pro programas como BitTorrent para seu serviço.

Hoje em dia o Netflix conta com mais de 60 milhões de usuários e só nos Estados Unidos o volume do seu tráfego é representado por um terço de todo o tráfego do país. Sendo assim o Netflix estaria buscando uma maneira de melhorar a entrega de dados e claro diminuir os custos com servidores e banda, para continuar oferecendo o serviço com o baixo custo de sempre.

A tecnologia que estamos falando é semelhante à aquele programinha que você já deve ter ouvido falar, o Popcorn Time. Normalmente chamado de torrent, o termo correto é P2P (peer-to-peer), ou em bom português, ponto-a-ponto. O que basicamente faz com que você a partir do momento que utiliza o serviço, passe a ser um ponto na rede do Netflix, e sempre que está assistindo a um filme (baixando) também está fazendo upload para outro ponto da rede.

Numa reunião recente com seus acionistas, o Netflix reconheceu o Popcorn Time como uma ameaça real, porque mesmo que seja um serviço ilegal já conta com milhares de adeptos, e ferramentas como o Chromecast, Apple TV e outros, potencializam ainda mais o aplicativo, que tal como o Netflix, sai da frente do computador e te permite assistir no conforto do sofá. O Popcorn Time já foi proibido no Reino Unido e em Israel.

O anúncio de emprego do Netflix deixa claro que a o profissional irá trabalhar na avaliação de novas formas de distribuição de dados, e os profissionais procurados precisam ter conhecimento na área do P2P.

Nosso time está avaliando novas formas de tecnologia para distribuição de conteúdo, e estamos em busca de engenheiros sêniors extremamente talentosos para aumentar o conhecimento na área da tecnologia de peer-to-peer

Apesar de achar a qualidade do streaming do Netflix bastante boa, muita gente reclama da baixa qualidade em relação ao Popcorn Time, e inclusive o criado do Bit Torrent já criticou publicamente a qualidade do Netflix.

Netflix


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários