Tudo que você precisa Lembrar sobre Game of Thrones

Fizemos um resumão das três primeiras temporadas do seriado, com tudo o que você precisa saber antes da quarta temporada!

Eder Augusto de Barros
edaummm

  domingo, 06 de abril de 2014

Com a quarta temporada se aproximando e uma trama cheia de detalhes, resolvemos fazer este artigo com tudo de importante que rolou durante os três anos do seriado. O texto é praticamente 100% spoilers, portanto se você não viu as três temporadas e não quer ter a experiência estragada, é melhor ir ver as notícias do dia. O artigo será focado apenas no seriado, sem intervenções ou comentários dos livros. Esse post será também atualizado no fim da quarta temporada com os novos acontecimentos.

  • Índice »
  • [indice-item texto="Stark" vaipara="stark"][indice-item texto="Greyjoy" vaipara="greyjoy"][indice-item texto="Lannister" vaipara="lannister"][indice-item texto="Baratheon" vaipara="baratheon"][indice-item texto="Porto Real" vaipara="porto"][indice-item texto="Targaryen" vaipara="targaryen"][indice-item texto="Patrulha da Noite" vaipara="patrulha"][indice-item texto="Morto ou Vivo?" vaipara="mortovivo"][indice-item texto="Mapa" vaipara="mapa"]

Avisos dados, vamos lá!


Casa Stark

got-game-of-thrones-34130345-1280-692

A série começa focada nos Starks, conhecemos a família do honrado Lorde Eddard (Ned) Stark, casado com Catelyn (Tully) e pai de Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon. Ned ainda tem um filho fora do casamento, o bastardo Jon Snow.

Nos primeiros momentos do seriado Ned precisa executar um desertor da Patrulha da Noite que acabou voltando do norte da Muralha assustado por ter presenciado um ataque dos White Walkers. Após a execução, Ned e seus filhos encontram um veado e uma loba-gigante mortos, a loba havia tido filhotes, exatamente cinco, um para cada criança Stark – já que Lobo é o símbolo da casa. Um sexto filhote, totalmente branco, é encontrado desgarrado do resto e acaba ficando com Jon Snow, o bastardo.

  • O lobo de Robb se chama Vento Cinzento
  • O lobo de Sansa se chama Lady
  • O lobo de Arya se chama Nymeria
  • O lobo de Bran se chama Verão
  • O lobo de Rickon se chama Cão Felpudo
  • O lobo de Jon Snow se chama Fantasma

Um último detalhe importante desse primeiro momento de apresentações é o garoto Theon Greyjoy, ele anda com os filhos Stark como se fosse um deles, mas na verdade ele é filho de Balon Greyjoy das Ilhas de Ferro e acaba ficando com os Starks depois da rebelião que os Greyjoy fizeram e foram derrotados pelo Rei, com a ajuda dos Stark.

Jon,_Bran_and_Robb

Nos primeiros episódios Ned recebe um convite do Rei dos Sete Reinos e seu amigo de infância, Robert Baratheon, para ser o Mão-do-Rei. Durante a estadia da família Real em Winterfell, Bran acaba vendo os irmãos Jaime e Cersei (esposa do rei Robert) Lannister transando e, para que o garoto não diga nada, Jaime acaba empurrando-o de uma torre. Bran permanece em coma por um tempo. Os Starks recebem uma carta de Lysa, irmã de Catelyn e que era casada com o antigo Mão do Rei, Jon Arryn. A carta dizia que Jon foi assassinado pelos Lannisters, segundo Lysa.

O filho em coma não impediu Ned de aceitar o convite para ser Mão do Rei e ele acaba rumando para Porto Real com suas filhas Sansa e Arya. Sansa está prometida à Joffrey Baratheon, futuro Rei. No caminho uma confusão entre Arya e o então príncipe Joffrey acaba levando à morte do lobo de Sansa, Lady. Em Winterfell alguém tentou matar Bran enquanto ele dormia, mas o lobo Verão impede e mata o assassino.

Quando Ned rumou para Porto Real, seu filho bastardo Jon Snow rumou para a Patrulha da Noite com seu tio Benjen Stark, que já era da Patrulha.

TyrionSkyCellCatelyn visita Ned em Porto Real para obter informações sobre a adaga de aço valíriano que estava com o assassino que tentou matar Bran em Winterfell. Ela descobre que a adaga era de Mindinho, mas que ele havia perdido a arma para Tyrion Lannister, o anão, durante uma aposta. Tyrion havia estado em Winterfall durante a queda do garoto, seguiu com Jon Snow para visitar a Muralha e na volta passou novamente por Winterfell, Bran já havia acordado, e então ele deixou um projeto para o garoto fazer uma cela especial para que ele pudesse andar à cavalo.

Ned se opõe à Robert Baratheon quando ele e todo o Conselho são à favor de matar Daenerys Targaryen, a última da família que conquistou Westereos há séculos atrás. Nesse momento, em Porto Real, sabem que Catelyn tem Tyrion como prisioneiro e Jaime Lannister acaba travando uma luta de espada com Ned por isso, mas um dos cavaleiros de Jaime acaba enfiando uma lança na perna de Ned pelas contas e a luta termina.

Na volta de Catelyn à Winterfell ele acaba encontrando Tyrion Lannister numa hospedaria e faz o anão de prisioneiro, levando-o para o Ninho da Águia, castelo dos Arryn, onde sua irmã Lysa mora.

Robert Baratheon acaba se desculpando com Ned e devolve o cargo de Mão do Rei. Depois de ouvir alguém falar sobre a característica dos Baratheon de ter sempre os olhos e cabelos negros, Ned começa a investigar porque Joffrey e os outros filhos de Robert são loiros (característica predominante nos Lannisters). Ele chega a conclusão então que as crianças não são de Robert e confronta Cersei, e diz a ela que fuja com as criança porque ele vai contar ao Rei.

Ned não tem tempo de contar à Robert antes de sua morte, mas o Rei moribundo escreve uma carta nomeando Ned como Protetor da Coroa até que Joffrey tenha idade para governar. Após a morte de Robert, Ned escreve uma carta à Stannis Baratheon, irmão mais velho de Robert, contando-lhe da suspeita de Joffrey não ser filho de Robert e sendo assim, que Stannis é o real herdeiro do Trono de Ferro. Fazendo isso, Ned vai contra Renly (outro irmão de Robert) que queria formar uma aliança com o então Mão do Rei para tomar o Trono já que Joffrey ainda não tinha idade para governar.

Ao apresentar à Joffrey a carta de Robert, Cersei rasga o papel acusando Ned de traição e o faz prisioneiro. Sansa pede à seu futuro marido, Joffrey, por misericórdia ao pai. Rickon e Bran têm visões sobre o pai estar sepultado junto aos outros membros da família Stark.

Robb recebe uma carta de Porto Real, escrita por Sansa, pedindo a ele que se dirija a capital para jurar lealdade ao Rei Joffrey e poupar a vida do pai. Robb junta então um exercito das famílias aliadas do Norte e ruma à Porto Real, mas não para jurar lealdade, e sim para fazer guerra contra os Lannisters (já que Tyrion era o principal suspeito de atentar contra a vida de Bran, e Cersei foi quem acusou Ned de traição).

Depois de confessar traição, que não cometeu, Ned tem a cabeça cortada em praça pública a mando de Joffrey, que havia prometido misericórdia à Sansa caso Ned confessasse traição. Sansa assiste enquanto Arya consegue fugir de Porto Real com Yoren, membro da Patrulha da Noite que recrutava na cidade.

tumblr_ned-stark-death

Para atravessar a ponte d’As Gêmeas, e conseguir alguns aliados para seu exército, Robb firma um compromisso com o Lord Frey, que guarda As Gêmeas, de que vai casar com uma de suas filhas quando a guerra acabar.

Robb captura Jaime Lannister em uma das batalhas contra o exercito dos leões e faz o membro da Guarda Real de refém para futuramente tentar uma troca por Sansa e Arya, que ele pensa estarem na capital.

Agora os únicos Starks em Winterfell são Bran e Rickon. O mais velho Bran precisa então tomar algumas decisões relativas a região antes governada por seu pai, e como a maioria dos homens estão marchando para o sul com Robb, necessidades surgem para as famílias vassalas aos Starks. Um dos pedidos atendidos por Bran mais importantes é o envio de dois orfãos para ajudar um senhor no trabalho da colheita.

Robb envia uma proposta à Porto Real para acabar com a guerra, a proposta é enviada atraves de um membro da família Lannister que foi capturado, Alton Lannister. A proposta consiste em libertar as irmãs Sansa e Arya, os ossos de Ned Stark deveram ser devolvidos para o enterro apropriado junto da família, renunciar qualquer  comando sobre o Norte, tornando assim o Norte um reino independente, e Joffrey e qualquer um de seus homens não deve pisar nas terrar nortenhas nunca mais, se não respeitarem esses termos terão as cabeças cortadas.

O grupo de Yoren, com Arya Stark e o bastardo Gendry, é perseguido por cavaleiros da Guarda Real que procuram por um bastardo. Yoren consegue afugentá-los, mas eles voltam a noite com cavaleiros Lannister e acabam por matar Yoren e levar o resto como prisioneiros para Harrenhal. Um garoto que carregava o elmo de touro (única pista que a guarda tinha sobre Gendry) é morto em combate e Arya mente dizendo que aquele é Gendry. Nessa confusão, Arya ajuda alguns prisioneiros de Yoren a escapar de uma cela para não morrerem queimados, um deles é Jaqen Hghar, e este cidadão promete a Arya três mortes, basta dizer o nome que ele mata. Eles acabam indo para Harrenhal.

Arya-stark-maisie-williams-helen-sloan

Em Harrenhal, enquanto Arya é copeira de Tywin Lannister, Jaqen faz parte agora do exercito Lannister. Ele acaba realizando duas mortes para a pequena Stark durante a estadia dos dois no castelo derretido. O último pedido de Arya é para que ele ajude ela, Gendry e Torta Quente a escaparem de Harrenhal quando Tywin Lannister marchar para o sul. Jaqen ajuda a garota e lhe da uma moeda para sempre que quiser encontrá-lo, nesse momento descobrimos que Jaqen é capaz de trocar de rosto.

Durante o domínio de Theon Greyjoy em Winterfell o Meistre Luwin consegue enviar uma carta a Robb avisando do ocorrido antes de Theon matar todos os corvos. Robb comenta com seus conselheiros e Roose Bolton diz que vai enviar seu filho bastardo para capturar Theon. Robb diz então que o bastardo pode oferecer a todos os nascidos nas Ilhas de Ferro um retorno em paz para casa se entregarem Theon, e ele quer o príncipe Greyjoy vivo.

Durante uma das batalhas, Robb conhece Talisa, uma jovem de Volantis que ajuda com os feridos das batalhas. Eles se apaixonam e casam, mesmo Robb sendo um cara prometido à uma das filhas do Lorde Frey.

Catalyn que fugiu com Brienne após a morte de Renly, aceita a cavaleira de Tarth como serva.

Após a fuga mal sucedida de Jaime, Rickard Karstark que a cabeça do regicida por vingança ao filho morto. Catelyn temendo perder Jaime e não conseguir ver de novo as filhas, liberta o Regicida e incumbe Brienne de escoltá-lo até Porto Real e trazer Sansa e Arya de volta.

Robb não gosta nada disso e acusa a mãe de traição.

[h3box]O que é um Warg?[/h3box]

game-of-thrones-warg

Warg são as pessoas com a habilidade de deixar sua mente sair do próprio corpo e entrar no corpo de um animal para ver e agir como ele. Os Wargs podem até conseguir entrar na mente de outros humanos – o normal são em animais. Na série o único Warg que consegue entrar na mente de um humano é Bran Stark, como vemos no episódio Rains of Castemere (3×09) que ele entra na mente de Hodor para fazer o gigante para de gritar. Invadir a mente de outra pessoa pode ser uma experiência traumática para ambas as partes, e se torna mais fácil se existe um laço entre o warg e o humano que será invadido. Outro warg conhecido durante a terceira temporada é o selvagem Orell (foto) que acaba andando com Jon Snow por um tempo, até ser morto pelo bastardo Stark.

No Norte, durante a terceira temporada, Bran que havia fugido com Rickon, Hodor e Osha, encontra Jojen e Meera Reed, vassalos de seu pai. Bran já havia visto Jojen em um sonho. Jojen está ali para ajudar Bran e ensiná-lo a dominar seu poder warg. Eles devem seguir para o norte da Muralha e encontrar o corvo de três olhos. No caminho eles ficam muito próximos de Jon Snow, sem efetivamente se encontrarem.

Bran prova que seus poderes são muito fortes ao conseguir entrar na mente de Hodor. Ele ajuda Jon entrando na mente do lobo Verão. Após o episódio, Osha, Rickon e Cão Felpudo seguem viagem rumo a casa dos Umber enquanto Hodor, Bran e os Reed vão para além da Muralha. Enquanto passam a noite num dos castelos da muralha, que não está habitado, eles encontram Sam, que retornava para Castelo Negro por essa mesma passagem. Sam dá a eles facas de vidro de dragão para proteção.

Durante a terceira temporada, Robb passa por Harrenhal, onde descobre que os irmão sumiram de Winterfell. Catelyn Stark que ainda é tratada com indeferença por Robb, recebe a notícia de que seu pai morreu. Robb e seus vassalos partem então para Correrio, casa dos Tully, para o velório do avô. Lá somos apresentados à Edmure, irmão de Catelyn, e seu tio, Blackfish. Robb deixou o Lorde Roose Bolton em Harrenhal. No caminho Catelyn confessa para Talisa que já orou pela morte de Jon Snow e depois do garoto ficar doente ela orou para que ele se recuperasse que ela iria amá-lo como seu filho, mas na verdade nunca o amou.

Durante uma batalha que Edmure orquestrou, os aliados de Robb capturaram dois garotos Lannister. Rickard Karstark que queria vingança pela morte do filho, mata os dois garotos. Robb não gosta muito e mata Rickard por traição, fazendo com que metade de seu exercito, os Karstarks, voltem para casa.

Arya que estivera em Harrenhal durante a segunda temporada, agora vaga com Torta Quente e Gendry até que são encontrados pela Irmandade Sem Bandeiras. Thoros de Myr leva então a garota e seus amigos até uma hospedaria para comerem. Lá eles encontram Sandor Clegane, o Cão-de-Caça, que fugira durante a Batalha de Água Negra e ele reconhece Arya. Agora a irmandade que usar a garota como moeda de troca. Torta Quente fica na hospedaria.

LPkzlTV

Eles são escoltados então para uma caverna onde encontram Beric Dondarrion, um vassalo de Ned Stark que foi morto por Gregor Clegane na primeira temporada. Arya acusa Cão-de-Caça de matar seu amigo, e a Irmandade decide então julgar Sandor Clegane num julgamento por combate, Beric usa sua espada de fogo, mas acaba perdendo para Sandor, que é libertado. Beric é ressuscitado outra vez por Thoros.

Voltando a Robb, ele agora está numa situação delicada e planeja atacar Rochedo Castely, casa dos Lannister, e aproveitar a ausência de todos que estão em Porto Real. Porém pra isso ele vai precisar da ajuda de Walder Frey, para fornecer soldados.

Bolton recebe em Harrenhal Jaime Lannister,que foi capturado por seu vassalo Locke enquanto ia para Porto Real com Brienne. Ele acaba fazendo um combinado com Jaime para que seus homens levem-no para Porto Real em segurança.

Robb recebe a visita de dois filhos de Walder Frey para negociar a cedência dos soldados. As condições de Frey são um pedido de desculpas formal e que seu tio Edmure Tully case com uma das garotas Frey. Robb aceita, Edmure balança mas acaba por aceitar também. Robb se dirige então para As Gêmeas para o casamento.

Arya ao ver que a Irmandade vai atrás de alguns Lannister ao invés de ir atrás de seu irmão, foge e é encontrada na floresta por Sandor Clegane que promete levá-la até seu irmão que estará n’As Gêmeas para o casamento de Edmure.

game-of-thrones-rains-of-castamere-madden-fairley-1

No caminho para o casamento, Talisa revela a Robb que está grávida. Vem então o casamento e o momento mais marcante de Game of Thrones. Chamado de Casamento Vermelho, a cerimonia acontecia bem até que Lorde Frey e Robb dizem que é o momento de levarem a filha dele e Edmure para o quarto, Blackfish também sai nessa hora para mijar. Depois que os noivos são escoltados para fora do salão, um dos Frey fecha a porta e começa o massacre. Robb, Talisa e Catelyn são mortos. Frey e Roose Bolton foram os traidores.

Clegane que chegara com Arya Às Gêmeas percebe o ocorrido mas não há nada a se fazer, a garota ainda presencia o lobo Vento Cinzento sendo morto e tendo a cabeça cortada e colocada sobre o corpo de Robb.

Sansa se casa com Tyrion Lannister.


 

Casa Greyjoy

theon-greyjoy-1024

Apesar de Theon Greyjoy estar na série desde o primeiro episódio, ele foi criado pelos Stark desde os 8 anos de idade. Tudo aconteceu após seu pai, Balon Greyjoy, se rebelar contra o Reino e ser derrotado pelo Rei.

Theon é enviado por Robb à Pyke, onde fica o castelo de sua família, para trazer os Greyjoy como aliados. A ideia partiu do próprio Theon.

Em Pyke, Balon não está muito feliz em ver Theon, ele acha que o filho não é mais um Greyjoy. Balon diz que vai aproveitar que o Norte está enfraquecido e vai dominar o território, ele envia então Yara, sua filha mais velha, com 30 navio para dominar algumas cidade e Theon com apenas um navio para saquear vilarejos de pescadores na costa.

Theon acha que o pai não confia nele e então planeta tomar Winterfell, a maior fortaleza do Norte, o reino que efetivamente governa a região. Ele não é muito bem aceito por seus “marujos” no começo, mas com o plano de dominar Winterfell, acaba ganhando certo moral.

Ele cria então uma distração dominando uma praça, fazendo com que Bran Stark envie os homens que protege Winterfell para lá e assim deixando a fortaleza enfraquecida. Ele então chega à casa dos Stark e avisa Bran que está dominando o castelo, ele diz que se Bran confirmar que Theon agora é o Lorde de Winterfell, ninguém ira se machucar. Porém quando Bran está falando com o povo, Rodrik Cassel, que foi capturado na tal praça, chega fazendo ameaças a Theon que corta a cabeça do vassalo de Robb Stark.

TheonSpeech2

Durante a noite Osha, a selvagem que serve os Stark, dorme com Theon para distraí-lo e depois consegue fugir do castelo com Hodor, Bran, Rickon e os lobos Verão e Cão Felpudo.

Theon ordena uma busca para encontrar os garotos, não encontra e queima os dois rapazes (aqueles orfãos) para fingir ser os Starks.

O bastardo Bolton chega então a Winterfell e obviamente os homens de Theon o entregam para Ramsey Bolton que começa uma tortura do jovem príncipe das Ilhas de Ferro.

Durante toda a terceira temporada Theon é torturado, deixa escapar que os garotos estão vivos, diz que Ned Stark era seu “pai” e perde o pênis. Balon Greyjoy recebe um pacote com uma carta dizendo que Theon era prisioneiro, o pacote vem com o pênis do príncipe, Balon não dá muita bola mas Yara reúne os 30 melhores assassinos das Ilhas de Ferro e vai em busca do irmão.

ramsay-theon


 

Casa Lannister

Tyrion-Lannister

Lannister é uma das famílias mais tradicionais de Westeros, eles são conhecidos por serem muito ricos e sempre pagarem suas dívidas. Na série a família tem forte presença com vários membros: os gêmeos Jaime e Cersei, que têm um caso amoroso, o anão Tyrion e o pai deles Tywin. Jaime é da Guarda Real do Rei Robert quando o seriado começa. Cersei é casada com Robert e tem três filhos: Joffrey, Myrcella e Tommen. Tywin Lannister é um dos homens mais temidos de Westeros.

Os três filhos de Tywin nos são apresentados no primeiro episódio quando a Robert visita Ned em Winterfell. Os eventos deles durante a primeira temporada também estão quase todos ligadores à Casa Stark e já foi tudo contado.

Após o evento já mencionado onde Jaime vai ao encontro de Ned para tirar satisfações sobre seu irmão que é prisioneiro de Catelyn Stark no Ninho da Águia, o cavaleiro da Guarda Real acaba saindo de Porto Real e se dirigindo ao encontro de seu pai que está nos primeiros passos da guerra contra Robb Stark.

Tyrion que visitou a Muralha quando Jon Snow se uniu aos corvos, acaba por ser prisioneiro de Catelyn em sua volta à Porto Real. Ele exige, segundo a Lei de Westeros, um julgamento por combate contra um dos cavaleiros de Lysa Arryn. O mercenário Bronn se oferece para defender Tyrion e acaba vencendo e assim o anão acaba livre para ir. No caminho de volta à Porto Real, ele e Bronn depois de rendidos por uns selvagens do vale, acabam parado no acampamento do pai e participam de uma batalha contra os Starks. A batalha foi uma manobra de Robb para manter o exercito de Tywin ocupado enquanto ele atacava o exercito de Jaime de surpresa. Jaime acaba sendo capturado por Robb nessa batalha.

tyrion-with-hilltribes

Após a batalha, Tywin, que foi nomeado por Joffrey o Mão do Rei quando Ned foi acusado de traição, nomeia então Tyrion para ocupar seu lugar enquanto ele luta contra Robb. Tyrion segue com Bronn e Shae, uma prostituta que ele conheceu no acampamento, para Porto Real.

Tyrion já chega em Porto Real ameaçando Cersei e dizendo que ela é culpada pelo “teatro” de Joffrey ao cortar a cabeça de Ned. Ele também refere o fato de Robb Stark estar vencendo a guerra pois ganhou todas as batalhas até o momento.

Tywin Lannister marcha com seus homens para Harrenhal enquanto se reagrupa e organiza o próximo ataque, lá ele clama Arya, que é prisioneira de Gregor “A Montanha” Clegane, para ser sua copeira (sem saber que ela é da família Stark).

Jaime Lannister aproveita o primo Alton Lannister, preso na mesma cela que ele e fã de Jaime, para armar uma fuga. Nessa fuga ele mata o filho de Rickard Karstark.

Em Porto Real, Tyrion Lannister organiza a defesa da cidade contra a intervenção de Stannis, o anão realmente marca a diferença na Batalha, mas pouco antes de seu pai chegar com os Tyrell, Tyrion leva uma machadada no rosto deferida por um membro da Guarda Real. Aqui outra cena icônica da série é o discurso de Tyrion.

Brienne-of-Tarth-Jaime-Lannister-jaime-lannister-34183906-1920-1080

O caminho de Jaime e Brienne para Porto Real não corre tão bem quando eles são rendidos por Locke, um vassalo dos Bolton. Locke leva os dois para o acampamento deles, durante a noite eles tentam estuprar Brienne e Jaime inventa uma mentira sobre as safiras do pai dela para que eles não machuquem a garota, funciona, mas Jaime perde a mão para não se meter mais.

Jaime e Brienne são então levados a Harrenhal por Locke e Roose Bolton concorda em enviar Jaime para Porto Real. Durante a estadia em Harrenhal, Jaime conta detalhadamente o que aconteceu para ele decidir matar o Rei Aerys, os laços entre os dois estreitam. Brienne fica como presente para Locke, Jaime só descobre isso no meio do caminho e ordena que voltem para Harrenhal, chegando lá encontra todo mundo assistindo a garota lutar com um Urso. Ele salva Brienne, arruma treta com Locke mas consegue sair dali com a cavaleira de Tarth. Eles chegam no fim da temporada à Porto Real.

1366107962_handae

Durante a terceira temporada Tywin Lannister é um dos personagens mais legais de se acompanhar. Ele está em Porto Real agora, exercendo sua função de Mão do Rei, e enfim (depois de 3 temporadas) conseguimos entender porque ele é um dos homens mais temidos de Westeros (se não o mais). Conseguimos perceber que Tywin é o responsável por armar o Casamento Vermelho que acabou por ser o evento que eliminou Robb e Catelyn Stark e ainda conseguiu dar a volta em Olenna Tyrell armando os casamentos de seu filho Tyrion com Sansa Stark (garantindo assim o Norte sob seu domínio já que Robb está morto) e Sor Loras e Cersei, conquistando também a Campina, já que Margaery casará com Joffrey.

Desses casamentos o único que efetivamente acontece nessa temporada ainda é o de Tyrion e Sansa. O Lannister no entanto respeita a garota Stark e ele ainda não consumaram o fato. Durante a temporada o anão persegue também a pessoa que ordenou sua morte durante a Batalha de Água Negra, até descobrir que foi Joffrey.


 

Casa Baratheon

robert-baratheon-1024

A família Baratheon no seriado é composta pelo Rei Robert, seus filhos e seus irmão Stannis e o mais novo Renly. Após a rebelião que Robert criou ao lado de Ned Stark contra o Rei Aerys Targaryen (conhecido como Rei Louco), Robert acabou se tornando o Rei dos Sete Reinos e entregou o castelo de Ponta Tempestade, casa dos Baratheon, para seu irmão mais novo Renly. Stannis, o herdeiro de direito de Ponta Tempestade, fica com Pedra do Dragão, antiga casa dos Targaryen.

A trajetória de Robert foi quase toda comentada durante os acontecimentos dos Starks. Depois de se desentender com Ned Stark, Robert acaba indo visitar o amigo que foi ferido na batalha com Jaime Lannister e devolve o cargo de Mão do Rei à Ned. Robert sai então para caçar, bebe muito e acaba atacado por um javali. Em seu leito de morte nomeia Ned como protetor do Reino até que Joffrey tenha idade para governar.

Ned Stark que havia descoberto sobre Joffrey não ser filho de Robert havia avisado Stannis antes de ser acusado de traição. Renly tentou uma aliança com Ned para tomar o trono de Joffrey, Ned negou e então o Baratheon mais novo foge de Porto Real com seu amante Sor Loras Tyrell, o Cavaleiro das Flores.

Cersei Lannister ordena a morte de todos os filhos bastardos que Robert tem, o aparentemente mais velho deles, Gendry, consegue fugir com a mesma caravana de recrutas para a Patrulha da Noite que Arya Stark está.

Stannis ao saber da morte de Ned, diz que não cometerá o mesmo erro do Stark e envia uma carta a todas as casas de Westeros avisando que Joffrey é filho bastardo de Jaime Lannister e que ele vai rumar a Porto Real para ocupar o lugar que é dele por direito.

melisandre-stannis

Em Pedra do Dragão somos apresentados então a Melisandre, Sor Davos (O Cavaleiro da Cebola) e seu filho. Melisandre está queimando estátuas dos Sete, religião mais comum de Westeros, e pregando sua religião aos servos de Stannis, a religião do Senhor da Luz. Aquele é um ritual para declarar Stannis como a re-encarnação do guerreiro da Luz e que vai retirar do fogo uma espada em chamas chamada Luminífera. Stannis efetivamente tira uma espada de uma das estátuas.

Sor Davos faz uma aliança com um pirata para que ele forneça 30 navios para Stannis.

Enquanto isso, Renly fez uma aliança com os Tyrell casando com Margaery, irmã de Loras. Isso dá a Renly o maior exercito de toda a guerra, já que todos os vassalos de Ponta Tempestade o seguiram, além dos vassalos dos Tyrell.

Com a chegada de Catelyn ao acampamento de Renly, somos apresentados a Brienne de Tarth que vence Sor Loras em uma luta e ganha um lugar da Guarda Real de Renly.

Stannis vai ao encontro de seu irmão pedir que façam uma aliança, já que ele não quer lutar contra o próprio irmão. Renly nega. Melisandre então “faz um filho” com Stannis, e depois vai com Sor Davos à uma caverna para dar luz à uma sombra na forma de homem. Davos, que não acredita no Senhor da Luz, vê tudo.

game_of_thrones_renly_baratheon

Catelyn Stark conversa com Renly na presença de Brienne, a matriarca Stark pede uma aliança para vingar seu marido e diz a Renly que Robb não quer o Trono de Ferro, apenas vingar o pai e independência para o Norte. Renly aceita. No fim da conversa, a sombra parida por Melisandre assassina Renly e, para evitar mal entendidos, Catelyn foge com Brienne. As suspeitas sobre a morte vão para Stannis, Catelyn e Brienne.

Stannis marcha então, com 30 navios, para Porto Real, porém sem Melisandre, já que Davos convenceu seu Rei a não leva-lá. Ele é surpreendido com o fogo vivo na Baía da Água Negra, no evento que ficou conhecido como Batalha da Água Negra. Mesmo assim ele desembarca os homens que sobraram na praia e ataca Porto Real. Quando Tywin Lannister chega com seu exercito e os Tyrell, Stannis bate retirada.

Durante a terceira temporada Stannis pouco se mexe, porém conhecemos sua mulher, Selyse, e sua filha Shireen que sofre de escamagris. Sor Davos retorna à Pedra do Dragão depois da batalha, e Melisandre faz com que Stannis prenda o cavaleiro como traidor. Shireen, que é muito amiga de Davos, o ensina a ler enquanto o cavaleiro está preso.

Melisandre diz que Stannis está muito fraco e ela precisa de sangue forte para dar a ele uma vitória, ela sai então em busca de Gendry que estava com a Irmandade sem Bandeiras. Lá ela encontra Thoros de Myr, que também é devoto de R’hllor, o Deus da Luz, e isso facilita a negociação.

Melisandre leva Gendry para Pedra do Dragão e usa três sanguessugas no rapaz para conseguir o sangue dele, cada uma das sanguessugas é uma pessoa que deve morrer. Robb, Joffrey e Balon Greyjoy. Stannis liberta Davos para presenciar a cena.

Davos intercepta uma carta da Patrulha da Noite que falava sobre os White Walkers, sabendo que Gendry morreria, liberta o rapaz e usa a carta como vantagem para Stannis perdoá-lo. Melisandre diz que Stannis vai precisar de Davos.

got-game-of-thrones-34681041-500-281


 

Porto Real

mindinho

Em Porto Real somos apresentados aos membros do Pequeno Conselho do Rei, o Meste dos Segredos Varys, o Mestre da Moeda Petyr “Mindinho” Baelish, o Conselheiro Grande Mestre Pycelle e Renly Baratheon, irmão mais novo do Rei Robert Baratheon.

O Rei Robert Baratheon acaba sendo morto por um javali durante uma caçada e em seu leito de morte nomeia Ned como protetor do Reino até que Joffrey tenha idade para governar.

SmallCouncil_WoP

Depois de acusado de traição após a morte de Robert Baratheon, Ned Stark é agora prisioneiro do Rei Joffrey. O Rei aceita o pedido de Sansa e  concede à Ned Stark misericórdia, desde que o antigo Mão do Rei confesse o crime de traição. Cersei ainda diz que se ele confessar vai retirar todos os seus títulos e permitir que o patriarca da família Stark vá para a Patrulha da Noite.

Chega então o momento da confissão, Ned é levado a praça do Alto Septão de Porto Real, onde tem a estátua de Baelor Targaryen, conhecido como O Abençoado, e vê de longe que Arya está lá junto à estátua. Ao passar por Yoren, um patrulheiro conhecido, Ned resmunga e Yoren encontra Arya.

Ned confessa então os crimes que não cometeu, mas ao contrario do que foi prometido, o Rei Joffrey pede para que Sor Ilyn Payne traga a cabeça do Stark. No mesmo momento a revolta e insatisfação toma o rosto de Sansa e Cersei, mas nada pode ser feito e Ned é decapitado pelo carrasco.

Ainda antes de terminar o primeiro ano da série temos uma cena importante para conhecer melhor o Grande Meistre Pycelle, o conselheiro do Rei. Na cena ele acabara de receber os serviços da prostituta Ros, e se mostra muito bem disposto, porém, quando troca de roupa para sair, é como se entrasse no frágil personagem que ele se mostra perto das outras pessoas.

Ros terá um papel razoavelmente relevante durante as próximas temporadas. Ela é uma prostituta que trabalhava num bordel nos limites de Winterfell e segue para Porto Real em um dos últimos episódios da primeira temporada. Era ela a favorita de Theon Greyjoy.

Em Porto Real o verão é oficialmente dado como terminado e os preparativos para o inverno começam, a preocupação com a escassez de comida e possível rebelião dos camponeses já é parte dos assuntos do Conselho.

Cersei Lannister ordena a morte de todos os filhos bastardos que Robert tem, um deles, recém-nascido, está no bordel de Mindinho. Ros assiste ao assassinato do bebê e fica muito chocada sem conseguir atender a clientes. Mindinho a chama para uma conversa, ela explica o porque está triste, e Mindinho então diz que ele não gosta de maus investimentos e que uma vez uma garota problemática não rendia nada e ele a vendeu para um homem que queria tentar coisas obscuras com a garota.

tumblr_lzqa3oumsV1r1ie09o1_500

O Conselho recebe uma carta da Patrulha pedindo por recrutas e avisando dos White Walkers.

Tyrion cria uma brincadeira para descobrir qual o membro do Conselho menos confiável: ele diz para Mindinho, Varys e Grande Meistre Pycelle que quer mandar a Myrcella, filha de Cersei, para algum lugar para casar. Cada um dos três recebe um lugar diferente, para Pycelle, Casa Martell é mencionada. Para Varys, Myrcelle é prometida para Theon Greyjoy e para Mindinho a pequena princesa é prometida para Robin Arryn. A brincadeira tinha uma condição muito importante. Ninguém deve contar a Rainha Cersei e nenhum deles sabia o que os outros sabiam e nem qual era o plano de Tyrion.

Obviamente um dos três abre a boca, e Cersei logo vai tirar satisfações com Tyrion. O fofoqueiro foi o Grande Meistre Pycelle. Tyrion manda prender o velhote e já arma outro plano para fazer Catelyn Stark liberar Jaime Lannister.

TyrionTent

Mindinho é enviado ao acampamento de Renly para persuadir Catelyn, que está lá. Ele leva os ossos de Ned como presente de boa fé.

Ele aproveita para conhecer Margaery Tyrell e estreitar as relações do Reino com os Tyrell. Quando Renly morre ele vê a chance de transformar Margaery em “A Rainha” que ela tanto deseja ser.

Em Porto Real, Myrcella será então enviada para Dorne e depois que ela segue de barco, a Família Real tem de percorrer a cidade inteira de volta para o castelo, e o povo aproveita para causa uma confusão por ali. Nessa confusão, Sansa se desgarra do resto do grupo e uns moradores da cidade vão estupra-la quando Sandor “Cão-de-Caça” Clegane ajuda a moça.

Tyrion descobre que seu primo, Lancel, dorme com Cersei e acaba convertendo-o como espião. Para isso ele deve soltar o Meistre Pycelle, mas em compensação descobre que a irmã está fazendo um estoque de fogo vivo.

58789

Stannis ataca então Porto Real com 30 navios e Tyrion organiza uma armadilha para queimar os navios do irmão de Robert com fogo vivo no mar. O anão ainda foi o responsável por trazer Joffrey para a batalha. Cersei no entanto ordena que Lancel retire Joffrey do campo de batalha quando os homens de Stannis desembarcam na praia, sobrando assim para Tyrion organizar a estratégia de defesa, já que o povo precisa de um líder para os conduzir. Aqui outra cena icônica da série, com o anão fazendo um ótimo discurso e convencendo o povo a lutar. Porém a batalha é vencida mesmo quando Tywin Lannister chega com o exercito Tyrell e Stannis bate em retirada. A aliança Tyrell e Lannister foi organizada por Mindinho que estava no acampamento de Renly quando ele morreu. Com isso Mindinho foi recompensado com o Castelo de Harrenhal.

Tumblr_m4pynrulUn1rpndsuo2_500

Durante a terceira temporada Mindinho descobre que Ros era uma informante de Varys e a entrega para Joffrey brincar de tiro ao alvo, o Rei acaba por matar a prostituta.

Ros-Death

Mindinho também tem um casamento arranjado, ele vai casar com Lysa Arryn, irmã de Catelyn, se tornando assim o Lorde do Vale e mais um território conquistado por Tywin Lannister e sua pena.

Outra cena icônica da temporada é a troca de ameaças entre Twyn Lannister e Olenna Tyrell para o leão conseguir o casamento de Loras e Cersei, ganhando ainda de bandeja o casamento de Sansa e Tyrion (já que Loras estava “prometido” para Sansa).

tywin-lannister


Casa Targaryen

daenarys-1024

Daenerys-Drogo-daenerys-targaryen-23814659-1363-2048Depois da Rebelião de Robert Baratheon, 19 anos antes da série, só sobraram dois Targaryens vivos: os irmãos Viserys e Daenerys. Para eles a série começa com Viserys oferecendo a irmã para se casar com Drogo, um Khal Dothraki (selvagens que vivem no deserto de Essos, conhecido como Mar Vermelho ou Mar Dothraki). Viserys faz isso com o objetivo de recuperar o Trono de Ferro e para isso ele vai precisar de um exercito e os khalasar (grupo que segue um determinado Khal) de Drogo são a opção mais recomendada para tal.

Durante o casamento com Drogo, Daenerys é presenteada com três ovos de dragão que se petrificaram. Na cerimônia somos apresentados também à Sor Jorah Mormont, um exilado de Westeros que fugiu para Essos porque Ned Stark queria sua cabeça por vender escravos. Jorah Mormont é quem informa Varys (e o Rei Robert) dos movimentos de Daenerys em Essos.

Daenerys se esforça muito para agradar Drogo, e o amor dos dois acaba se tornando real ao longo dos episódios.

Viserys se mostra cada vez mais louco e obcecado pelo Trono, criando algumas confusões com a irmã até culminar no tentativa frustrada de fugir com os ovos de dragão e depois de cobrar/desafiar Khal Drogo e Daenerys, Drogo acaba matando Viserys derramando metal derretido em sua cabeça, numa das cenas mas icônicas da primeira temporada.

99503-a-crown-for-a-king-gif-Khal-Dr-N146

Daenerys engravida de Drogo e isso causa preocupação em Westeros, Jorah Mormont corre para avisar sobre a gravidez e o Rei Robert pede a seu conselho que façam os esforços necessários para que a morte de Dany seja consumada.

Em uma das cidades que o khalasar de Drogo passa, Daenerys sofre uma tentativa de assassinado quando um vendedor de vinho de Westeros tenta dar vinho envenenado para ela, Jorah Mormont é quem percebe e acaba salvando Dany, começa aqui a redenção de Jorah e a mudança de atitude dele. Drogo fica muito bravo com a tentativa de assassinato e promete a Daenerys que vai conquistar o Trono de Ferro para ela e seu futuro filho.

O povo de Drogo então para em outra cidade para saquear e como de costume eles matam todos os homens e estupram as mulheres e crianças da cidade. Daenerys testemunha uma cena dessas, e como uma Khaleesi (como se fosse a rainha de um Khal) ordena que parem de estuprar as mulheres, ela quer salvá-las. Um dos dothraki não aceita muito bem as ordens de Dany e vai reclamar com Drogo (ele mesmo não entende muito a esposa, são culturas diferentes). O clima esquenta, o rapaz levanta a arma para Drogo, que se auto-mutila na arma do rapaz e os dois brigam culminando em outra cena icônica em que Drogo arranca a língua do rapaz, pela garganta, com as mãos. Dany fica assustada com o ferimento do marido e pede a uma das mulheres que ela salvou para fazer um curativo.

mago

Essa mulher era uma feiticeira e faz algo com o ferimento, Drogo fica muito doente, e Daenerys – sem saber ainda que a feiticeira fez algo – recorre a ela mais uma vez. A feiticeira diz que para salva Drogo precisa de outra vida e então pede pelo cavalo do Khal. O ritual começa e todos devem sair da tenda, do lado de fora outro dothraki está insatisfeito com a maneira como Dany está agindo, deixando que a feiticeira cuide de Drogo, ele diz que um Khal que cai do cavalo não é mais Khal e que não aceitará mais comandos de Dany, o dothraki acaba por empurrar a garota que cai por cima da barriga (de gravida). Jorah Mormont vai então em defesa da Targaryen e acaba matando o dothraki, nesse momento Dany passa muito mal devido a gravidez e Jorah leva-a para dentro da tenda onde tá rolando o ritual.

Após acordar, Daenerys descobre que perdeu o filho e que Drogo está agora em estado vegetativo, mas vivo. A feiticeira confessa ter feito de proposito. Dany mata Drogo sufocado para livrá-lo do sofrimento. Uma fogueira será feita para cremar o corpo de seu amado, ela ordena que a feiticeira seja também amarrada a fogueira – os ovos de Dragão também foram colocados junto ao corpo de Drogo. Quando o fogo começa a arder Dany entra na fogueira. No dia seguinte, quando o fogo terminou, Daenerys está intacta e os três ovos de Dragão chocaram. Ela agora é a Mãe dos Dragões. As feras são batizadas de Drogon (homenagem à Drogo), Viserion (homenagem à seu irmão do meio Viserys) e Rhaego (homenagem à seu irmão mais velho Rhaegar).

Após o nascimento dos dragões, apenas alguns dothraki e Sor Jorah ainda acompanham Dany que não tem para onde ir na verdade, ela vaga pelo Deserto Vermelho até o momento onde acabou a água e estão todos muito cansados. Então ela envia três guerreiros, um para cada direção, para encontrar alguma cidade próxima.

Um cavalo é devolvido apenas com a cabeça de um dos guerreiros, e um outro retorna dizendo que o povo de Qarth irá receber a Mãe dos Dragões.

A recepção não é calorosa, ele só querem aceitar Dany se ela mostrar os dragões, porém Xaro Xhoan Daxos, um dos treze líderes da cidade assume a responsabilidade e Dany e seu povo são recebidos na cidade.

Durante uma festa em Qarth, Dany conhece Pyat Pree, o bruxo da cidade de Qarth enquanto Sor Jorah conhece Quaithe, uma misteriosa mulher que esconde o rosto.

A herdeira dos Targaryen pede para um dos líderes de Qarth que lhe dê navios para atravessar o Mar Estreito rumo a Westeros, o pedido é negado e ao voltar para seus aposentos escoltada por Xaro Xhoan Daxos, ela descobre que seus Dragões foram roubados e uma de suas servas morreu.

gameofthrones61

Ao ir de encontro ao treze para encontrar os Dragões ela descobre então que foi o bruxo que roubou e levou para a torre dos Imortais, ele mata 12 membros dos 13, apenas Xaro Xhoan Daxos permanece vivo. Ele diz que agora é o rei de Qarth, homem mais rico da cidade, e pede Dany em casamento. Ela nega e vai atrás dos dragões na casa dos Imortais.

A torre não tem portas mas ela consegue entrar, Jorah e Kovarro, um dothraki que segue Dany, não coseguem. Na torre a Mãe dos Dragões tem várias visões, uma delas com Drogo e o bebê deles que não nasceu. Em certo momento ela é interrompida pelo bruxo, mas conta com ajuda de seus dragões para matá-lo. Eles saqueiam a cidade para arranjar dinheiro para comprar um navio.

Dany parte então, na terceira temporada, para Astapor tentar comprar um exército de escravos. Em Astapor ela encontra Barristan Selmy, antigo chefe da Guarda Real, e que agora vai segui-la. Ela engana o dono dos escravos, liberta-os com a ajuda do dragão Drogon. Os exército dos Imaculados (escravos) acaba então por seguir Dany para a cidade de Yunkai, também na tentativa de libertar escravos para conquistá-los depois.

Lá ela conhece Daario Naharis, os dos chefes dos Segundos Filhos, um exercito que protege a cidade. Ele se volta contra seus colegas e acaba ajudando Dany a dominar a cidade. Ela liberta então os escravos, que no fim da temporada à chamam de Mhysa (mãe). Daenerys conquista assim um grande exercito de escravos e mais de 10 mil soldados treinados (os Imaculados e os Segundos Filhos).

daenerys-targaryen-house-targaryen-36870680-1920-1080


Patrulha da Noite

jon-snow

No início do seriado o irmão de Ned, Benjen Stark, que é da Patrulha da Noite, faz uma visita à Winterfell e no seu retorno à Patrulha o bastardo Jon Snow e Tyrion Lannister seguem com ele. O anão apenas de visita, mas Jon pretende servir à Patrulha.

Acompanhamos os treinamentos de Jon até o momento que somos apresentados à Sam Tarly, que foi enviado à Patrulha pelo seu pai. Jon acaba por defender o rapaz e paga o preço no dia do juramento à Patrulha quando ele é escalado para ser servo do Lorde Comandante Jeor Mormont (irmão de Jorah Mormont) e não um patrulheiro como ele esperada, tudo por conta de uma birra com Alliser Thorne, o instrutor da Patrulha.

No dia do juramento, Jon prefere fazer do lado norte da Muralha, e no momento em que os patrulheiros estão reunidos em torno da árvore para o juramento, Fantasma o lobo de Jon, encontra uma mão de um morto e os patrulheiros encontram depois dois corpos e os levam para Castelo Negro. A noite cai e Fantasma no quarto fica impaciente, Jon abre então a porta e segue o lobo que vai direto até o quarto do Lorde Comandante, lá Jon entre em combate com um dos mortos que os patrulheiros trouxeram, o morto estava como um “zumbi”. Jon consegue mantar então o zumbi e com isso ganhar a confiança de Jeor Mormont que lhe dá uma espada de aço valíriano e com o pomo com a forma do Fantasma.

514415-episode_08_11

Ao descobrir que seu pai é prisioneiro em Porto Real por traição, Jon fica tentado a abandonar a Patrulha, mas Mormont consegue conter os ânimos de Snow, porém quando a notícia da decapitação de Ned chega à Castelo Negro, Jon chega a fugir mas é impedido no meio do caminho por seus amigos Sam, Pyp e Grenn.

A temporada termina então com Jeor Mormont dizendo à Jon Snow que a guerra do irmão dele (Robb) não é mais importante que os White Walkers, e não importa quem estará sentado no Trono de Ferro quando os Walkers marcharem para o Sul. O Lorde Comandante então convoca um grande grupo de Patrulheiros para ir além da Muralha e procurar Benjen Stark vivo ou morto.

O grupo de Yoren, com Arya Stark e o bastardo Gendry, é persuadido por cavaleiros da Guarda Real que procuram por um bastardo. Yoren consegue afugentá-los, mas eles voltam a noite com cavaleiros Lannister e acabam por matar Yoren e levar o resto como prisioneiros para Harrenhal. Um garoto que carregava o elmo de touro (única pista que a guarda tinha sobre Gendry) é morto em combate e Arya mente dizendo que aquele é Gendry.

Com o grupo além da Muralha conhecemos Craster, um selvagem que mora com suas filhas, que também são suas esposas. Fica no ar o mistério do porque ele só tem filhas. O grupo da Patrulha faz uma parada lá antes de seguir viagem.

Jon vê Craster entregar um bebê rapaz nascido à pouco tempo a um White Walker como oferenda, Craster no entanto vê Jon e bate de surpresa no bastardo. Ao ser confrontado pelo Comandante Mormont, Jon conta o que viu e percebe que seu comandante já sabia. Mormont confessa e diz que muitas vezes Craster foi a diferença entre vida e morte para os Patrulheiros. Goste ou não, eles precisam do Craster.

Aqui Jon e Sam conhecem Gilly, uma das filhas de Craster que está grávida. Sam dá a ela um dedal de sua mãe, para que eles se encontrem novamente.

A Patrulha segue a norte até chegar No Punho dos Primeiros Homens, onde Qhorin Meia-Mão recruta Jon para seguir mais a Norte ainda e pegar Mance Ryder, o Rei Para Lá da Muralha, de surpresa.

O resto do grupo então retorna para Castelo Negro. Porém, antes disso, Sam e os amigos encontram enterrado no gelo uma capa da Patrulha embrulhando várias facas de vidro de dragão.

watchers-nights-watch-31198427-1279-686

Jon segue com o grupo de Qhorin até que encontram alguns selvagens, eles matam todos restando apenas a bela ruiva Ygritte. Jon se separa do grupo para matá-la, mas não consegue e acaba vagando com a garota um tempo enquanto procura por Qhorin e os outros. Ygritte acaba armando uma cilada para Jon, que acaba capturado pelos selvagens e descobre que Qhorin também (os outros foram mortos) e então eles serão levados para Mance Ryder.

No caminho Jon troca algumas palavras com Qhorin que insinua a Jon que se infiltre, ele arma uma “falsa” treta com Jon para que o garoto mate-o, ganhando assim confiança dos selvagens. Jon diz então que quer fazer parte dos selvagens e é levado para Mance, que o aceita.

Enquanto isso o resto da Patrulha que voltava para Castelo Negro é surpreendida no meio do caminho por uma horda de White Walkers.

WhiteWalkersAttack-21

Mance incumbe Tormund de reunir um grupo de 20 soldados para escalar a Muralha e preparar um ataque à Castelo Negro, Jon está no grupo. Eles seguem então para Sul, em direção a Muralha. No caminho Jon acaba se apaixonando por Ygritte, eles acabam transando numa caverna.

Chegam então a Muralha e durante a subida acontece um acidente e Orell, o warg, corta a corda de Jon fazendo com que ele e Ygritte caiam, mas Jon consegue manter os dois na Muralha.

Depois de atravessar, eles seguem a sul, e encontram uma casa com alguns cavalos, ao roubar os cavalos Jon acabar alertando o dono da casa que foge e os selvagens o perseguem. Quando pegam-no, fazem Jon matar o homem, Jon não consegue e acaba brigando com os outros selvagens, matando alguns deles, inclusive Orell que o ataca depois dentro do corpo de uma águia. Nessa hora, Bran que estava no moinho ali perto acaba entrando no corpo do lobo Verão e ajuda Jon a escapar.

Ygritte segue Jon e acaba acertando algumas flechadas no patrulheiro enquanto ele diz que tem de voltar para casa.

o-JON-SNOW-YGRITTE-facebook

O resto da Patrulha parou novamente na casa de Craster, que os trata muito mal, provavelmente ainda chateado com Jon por ter visto-o entregando o bebê como oferenda. Gilly dá luz a um menino e pede a Sam que a leve dali. O clima esquenta quando Craster regula comida para os Patrulheiros . Um Patrulheiro se revolta e a porrada rola, Sam aproveita para fugir com Gilly.

A caminho de Castelo Negro, Sam e Gilly param numa cabana abandonada quando um White Walker vem a caminho deles para pegar o bebê, Sam vai então enfrentar o mostro. O Walker estraçalha a espada de Sam como se nada fosse, o gordinho saca então uma das facas de vidro de dragão e descobre que o material é super efetivo contra Walkers.

Ele chega então em Castelo Negro e pede ao Meistre Aemon que deixe Gilly e o bebê, que agora se chama Sam, fiquem no Castelo.

Jon chega também em Castelo Negro, ferido.


 

Morto ou Vivo?

Fizemos esse quadro para consular (e posteriormente atualizar) o status dos personagens. Os personagens em preto de branco estão mortos, os em tom de sépia não temos a certeza ainda se estão mortos e os que tem a borda vermelha são traidores.

Starks e Aliados

Ned StarkCatelyn Stark
Sansa Stark Arya Stark Robb Stark Bran Stark Rickon Stark
Talisa de Volantis - casou com Robb
Meistre Luwin Hodor Osha Jojen Reed Meera Reed
Rodrik Cassel Roose Bolton Ramsey Snow - filho bastardo de Roose Bolton Rickard Kasrstark Brynden Tully, conhecido como Blackfish, irmão de Catalyn

Greyjoys

Balon Greyjoy
Theon GreyjoyYara Greyjoy

Lannisters e Aliados

Tywin Lannister
Cersei LannisterJaime LannisterTyrion Lannister
Joffrey, fruto do incesto de Cersei e JaimeMyrcella, fruto do incesto de Cersei e JaimeTommen, fruto do incesto de Cersei e Jaime
Gregor Montanha CleganeBronnShae

Baratheons e Aliados

Robert BaratheonStannis BaratheonRenly Baratheon
Shireen Baratheon
MelisandreDavos o Cavaleiro da Cebola

Porto Real e Outros

Lorde Petyr Baelish, o Mindinho Varys Grande Meistre Pycelle Ros Sandor Clegane, o Cão de Caça
Olenna Tyrell Margaery Tyrell Sor Loras Tyrell Thoros de Myr Beric Dandarion
Brienne de Tarth Gendry Torta Quente Jaqen H'Ghar Walder Frey
Lysa Arryn, vai casar com Mindinho, irmã de CatelynEdmure Tully, irmão de Catelyn, casou com uma das garotas Frey

Targaryens e Aliados

Viserys TargaryenDaenerys Targaryen
Khal Drogo, se casou com Daenerys Sor Jorah Mormont, filho de Jeor Mormont Sor Barristan Selmy, antigo chefe da Guarda Real Missandei Daario Naharis

Patrulha da Noite e Selvagens

Jon Snow, filho de Ned StarkBenjen Stark, irmão de Ned Stark
Grande Meistre Aemon Targaryen Lorde Comandante Jeor Mormont Grenn Pyp Sam
Mance Rayder, Rei para Além da Muralha Lorde dos Ossos Orell Tormund Ygritte

 

Mapa

O HBO preparou esse ano um Guia para cacompanhar tudo que aconteceu durante as temporadas, a descrição dos episódios e personagens está em inglês, o mapa (que é muito útil!) dá para acompanhar tranquilamente, mesmo não dominando o inglês.


Comentários