Essa é provavelmente a teoria mais sombria de Os Simpsons que você vai ler hoje

Leandro de Barros

  quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Essa é provavelmente a teoria mais sombria de Os Simpsons que você vai ler hoje

Fã teoriza que animação possa se passar apenas dentro da cabeça do protagonista: Parte 3 - O Retorno

Pessoalmente eu não gosto muito dessas teorias conspiratórias que circulam a Internet. “Pokémon é o Ash desacordado“, “Todos os filmes da Pixar são ligados“… essas coisas me parecem meio forçadas e perdendo um pouco o ponto de cada história.

Porém, o povo gosta e uma nova teoria conspiratória surgiu hoje. O usuário do Reddit Hardtopickname formulou uma teoria baseada em Os Simpsons – mais precisamente, num episódio de 1992: Os Simpsons se passa na cabeça de Homer, que está em coma.

As evidências começam no episódio Homer the Heretic, exibido em 8 de Outubro de 92. Nele, Homer conversa com Deus em um sonho e pergunta o sentido da vida. O Ser Divino responde que o pai de Bart, Lisa e Maggie vai descobrir essa resposta quando morrer e Homer responde que “não pode esperar tanto assim”. A piada fica completa com a punchline dita por Deus: “Você não pode esperar seis meses?”.

Seis meses depois, em Abril de 1993, no episódio So It’s Come to This: A Simpsons Clip Show, onde Homer vai parar no hospital em coma por causa de uma das brincadeiras de Bart. A família toda se reúne então para contar algumas histórias para Homer, que são cenas de episódios passados – eventualmente o cara acorda e a vida segue. Ou será que não? Hardtopickname expõe seu caso:

Eu digo que o Homer não acordou do seu coma. Ele ainda está num estado vegetativo e cada episódio de Os Simpsons depois disso se passa na imaginação dele. É por isso que os personagens não envelhecem. Homer se lembra de Bart, Lisa e Maggie com  10, 8 e 1 ano, então eles sempre terão essa idade nos seus sonhos

Uma outra evidência dessa teoria seria o fato dos episódios da série ficarem cada vez mais estranhos e irrealistas. Depois disso, Homer já foi para o espaço, ajudou o Mr. Burns a capturar o Monstro do Lago Ness, trabalhou para um super-vilão e dezenas de outras loucuras que os roteiristas já criaram.

Isso é a imaginação do Homer claramente correndo solta. Sem as restrições do mundo real, a mente dele é capaz de criar cenários para ele e sua família, envolvendo ele ganhando um Grammy, seu pai lutando com seu patrão por um tesouro da Segunda Guerra Mundial, sua esposa fazendo uma cirurgia nos seios, sua filha pequena o salvando do afogamento, etc

Hardtopickname também explica a presença de celebridades e itens modernos nas histórias dos Simpsons (como a presença de J.K. Rowling ou a própria Internet) como updates que a mente de Homer capta do mundo exterior (dizem que pessoas em coma podem ouvir o ambiente ao redor) e traduz para ele próprio.

Por fim, ele encerra a teoria com uma nota poética:

Voltando a conversa de Deus com Homer, qual é o sentido da vida? Bem, a vida pode ter diferentes sentidos para diferentes pessoas e o propósito ou a razão para a existência de uma pessoa pode ser tão única como suas impressões digitais. Para Homer, seu grande propósito é óbvio: ele está aqui para entreter. Seus sonhos, suas aventuras imaginativas, deram alegria a bilhões de pessoas e continuarão assim por décadas

Claro que existem muitas evidências que vão contra a teoria (como o fato do criador da série, Matt Groening, já ter dito que os episódios não são relacionados entre si e que já aconteciam coisas estranhas antes de 1993 – aliens abduzem os Simpsons num episódio em 1990), mas se o sentido da vida é diferente pra cada um, então o significado de Os Simpsons pode ser também.

No fim, acho que uma imagem pode valer mais do que mil palavras, especialmente se for um gif – e esse resume tudo:

gif simpsons


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários