Breaking Bad chega ao Netflix em resolução 4K

Leandro de Barros

  quarta-feira, 18 de junho de 2014

Breaking Bad chega ao Netflix em resolução 4K

Série do AMC já está disponível na resolução Ultra HD na Netflix

A resolução 4K é a resolução do futuro das TVs pelo mundo – pelo menos até a chegada da resolução 8K. E a Netflix já está se aproveitando nisso para ser uma das provedoras de conteúdo nessa resolução.

Depois de disponibilizar House of Cards em 4K, o serviço de streaming agora está exibindo Breaking Bad em Ultra HD para todos os mercados onde está disponível.

Para quem não sabe a diferente entre a resolução 4K e a gloriosa Full HD da sua TV, tentarei explicar. Atualmente, as TVs Full HD no mercado rodam numa resolução chamada de 1080p (1920 x 1080). Essa resolução tem esse nome porque é composta por 1080 pixels no eixo horizontal e 1920 pixels no eixo vertical, portanto, 1080 pixels de altura e 1920 de largura.

A resolução 4K, porém, é muito maior do que isso e conta com 3840 x 2160*, o que significa 3840 pixels de largura e 2160 de altura, sendo portanto 4 vezes maior do que a Full HD e contendo mais de 8 milhões de pixels nas imagens. Trocando em miúdos, a imagem é grande pra caramba e, portanto, com muito mais detalhes do que o 1080p, por isso que é chamada de Ultra HD.

Até aí, ótimo. O problema de ter Breaking Bad em 4K na Netflix é COMO assistir nessa resolução. Primeiro, uma TV 4K é necessária (ou um computador que suporte essa resolução). Depois, o principal impecilho é a banda da Internet – a Netflix pede uma banda capaz de lidar com 25 megabits por segundo para transmitir em 4K, o que significa uma Internet 5 vezes mais potente do que a necessária para rodar os episódios em HD.

Por isso, ver Breaking Bad em 4K será um dos benefícios do futuro  quando TVs em 4K e uma Internet potente o suficiente serão mais acessíveis, mas é bem legal saber que o futuro já está batendo na porta.

*3840 x 2160 é uma das “propostas” de tamanho do 4K, já que o formato ainda não está 100% definido. Esse é o mais “aceitável” porque segue o modelo de 16:9 das TVs Full HD, mas também comenta-se a possibilidade de usar 4096 x 2160, que segue a proporção das telas de cinema.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários