Review | White Collar 3×16: “Judgment Day”
Leandro de Barros | sexta-feira, 09 de março de 2012Bum! Um tiro de canhão vem e despedaça a estrutura da série. De maneira corajosa, os roteiristas de White Collar encerram a temporada e prometem reconstruir a série no próximo ano
Apita o árbitro e é fim de temporada em White Collar. E agora, José?
Spoilers abaixo.
Deixem-me contar como eu terminaria essa temporada de White Collar:
Eu seria covardão e jogaria pelo seguro, libertando Neal e mantendo-o trabalhando com o FBI. Ao mesmo tempo, faria com que o vigarista continuasse vigaristando por aí ao lado de Mozzie, criando uma trama da temporada que seria um verdadeiro jogo de gato e rato entre Peter e Neal, com mais intensidade do que no começo dessa temporada.
Uniria a estrutura que vem dando certo, que se baseia na ótima dupla Matt Bomer e Tim DeKay, e ainda acrescentaria algo novo na série. Poderia dar muito errado, mas a perspectiva é de que desse certo.
Mas os roteiristas de White Collar não são como eu. Eles são bravos e destemidos e deveriam combater o crime ao lado do Batman. Eles optaram por romper completamente com a estrutura da série numa jogada que pode dar muito certo ou pode enterrar a série. Mas já falamos nisso.
O season finale de White Collar foi um bom episódio. Talvez um pouco inferior a outros episódios dessa ótima temporada, mas teve muita coisa boa pra contar. Desde a sua estrutura, com a perseguição de Neal pelo quadro e de Kramer por Neal sobreposta aos depoimentos da equipe do FBI sobre o golpista, até os momentos de ação e tensão do episódio.
Eu realmente fiquei tenso com o Neal tentando transportar o Rafael roubado da casa da ex-parceira do pai dele até a empresa de seguros onde Sarah trabalha. Aliás, o desfecho do caso foi típico de White Collar e de um bom golpista. Pra apanhar os melhores temos de pensar como os melhores, certo Peter?
Tudo girava sobre o futuro e o julgamento de Caffrey, por isso não dava nem pra pedir para os personagens agissem de modo que não fosse em virtude de Neal. Diana, Peter, Elizabeth, Sara e June mostraram sua lealdade à Neal enquanto Jones decidiu ser mais comedido e lembrar que o malandro ainda tinha tempo de cadeia pra cumprir.
O problema de tudo foi Kramer querendo ferrar com a vida de Neal e levá-lo para Washington. Também, com uma taxa de 94% de casos encerrados, até eu que sou mais bobo!
No fim, Neal teve de fugir para não ficar servindo o FBI para sempre na capital americana.
E agora, José? – eu repito.
Como a série vai funcionar? A única maneira que eu consigo conceber para que Neal possa voltar ao FBI e manter a estrutura atual da série é se algum chefão do órgão assinar alguns papéis lá e tal. Eu consigo prever o cenário de Neal chantageando alguém do alto escalão do FBI e conseguindo seu emprego de volta. Eu não quero que isso aconteça.
Agora que Neal fugiu, Neal fugiu. Acabou Neal e FBI, pelo bem da boa qualidade da série. A partir de agora tem de ser Neal x Peter, mesmo sendo amigos. Neal não pode arriscar sem preso e Peter terá de caçá-lo. Só espero que isso permaneça assim por um bom tempo.
Nós devemos mergulhar no passado de Neal na próxima temporada, marcando uma transição não só dos personagens (Neal deixa o apartamento de June e Nova York totalmente diferente de como entrou), como também da série. White Collar já se apoiava nos seus personagens, fazendo-os se moverem conforme alguns casos da semana e uma trama da temporada. Isso deve mudar no futuro.
Quero encerrar com a frase do Peter: “Eu estou dizendo que Neal deveria ser livre“.
Até a quarta temporada, pessoal!
Episódios Anteriores:
- Review | White Collar 3×01: “On Guard”
- Review | White Collar 3×02: “Where There’s a Will”
- Review | White Collar 3×03: “Deadline”
- Review | White Collar 3×04: “Dentist of Detroit”
- Review | White Collar 3×05: “Veiled Threat”
- Review | White Collar 3×06: “Scott Free”
- Review | White Collar 3×07: “Taking Account”
- Review | White Collar 3×08: “As You Were”
- Review | White Collar 3×09: “On the Fence”
- Review | White Collar 3×10: “Countdown”
- Review | White Collar 3×11: “Checkmate”
- Review | White Collar 3×12: “West Upper Side Story”
- Review | White Collar 3×13: “Neighborhood Watch” e 3×14: “Pulling Strings”
- Review | White Collar 3×15: “Stealing Home”
Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.