Review | Person of Interest 1×20: “Matsya Nyaya”

  Leandro de Barros  |    quinta-feira, 03 de maio de 2012

Vigésimo episódio da temporada mantém o alto nível e já prepara a reta final para os últimos três episódios de Person of Interest

Cuidado, atrás de você!

Se tem uma coisa que eu aprendi com esse episódio de Person of Interest é a olhar para trás SEMPRE. Só nesse episódio, foram uns 5 tiros assim. Vamos contar:

  • Tommy em Reese (Jim Caviezel) e no cara que dirigia o carro-forte;
  • Garçonete no Tommy;
  • Reese na Kara (não foi, mas era pra ter sido!);
  • Kara no Reese;
  • Fusco no cara da HR;
  • Kara no agente da CIA

É por causa desses tiros acima que eu vou comprar uns retrovisores pra instalar nas minhas camisetas, assim não corro o risco de sofrer de tiros ou punhaladas pelas costas. Não, mas falando sério, acho que “Matsya Nyaya” deve significar “Tiro nas Costas” em algum idioma.

Em um resumo geral, Matsya Nyaya foi um ótimo episódio. Claro, não foi tão bom quanto o episódio anterior, mas não deixou a peteca cair muito. Eu já notei um certo padrão em algumas séries. Normalmente, depois de um episódio fodástico, as séries tendem a cair demais o nível, normalmente colocando um episódio “filler” logo em seguida. Não foi o caso de Person of Interest, que voltou depois de duas semanas em hiato e conseguiu manter a atenção dos espectadores.

Para não deixar o nível cair, a série precisaria investir em um bom caso da semana, já que essa parte dos episódios ocupa a maior parte do tempo de tela. Eu já fiz notar em algumas reviews que me decepcionava um pouco com os casos da semana dessa temporada, principalmente porque acabavam seguindo linhas muito previsíveis e tudo mais.

O caso dessa semana começou assim, previsível e devagar. Eu deveria ter reparado que a ausência de outros personagens envolvidos com Tommy e o cara que dirigia o carro-forte (não lembro o nome dele, acho que era Murray) significava que algo estava errado. Porém, eu não reparei e fui surpreendido com Tommy como malvadão. Depois, fui mais surpreendido ainda quando o Tommy deixou de ser o culpado para ser a vítima. E culpado ao mesmo tempo.

Enquanto isso, nós víamos um pouco do interessante passado de Reese. Até agora, o que sabíamos? Sabíamos que ele era um ex-agente da CIA, que trabalhava com a Kara, o Agente Snow e mais uns meio coadjuvantes em um programa da agência muito bizarro e super-secreto. A gente sabia também que o Reese tinha matado a Kara.

Na verdade, muitos segredos foram revelados nesse episódio. Por exemplo, Reese não matou Kara e Kara não matou Reese. Aliás, Kara nem está morta. Ambos foram traídos por Snow (ou pela própria CIA) e deveria ter morrido naquela cidade fantasma. Não morreram e agora Kara está de volta querendo ter uma conversinha com o Agente Snow. Será que o CPF dele será o escolhido na próxima semana?

Maaaas, você está enganado se acha que isso foi tudo. Fusco (Kevin Chapman) ainda teve destaque no episódio, quando seu envolvimento com a HR fez com que o detetive corrupto se metesse no meio da investigação de Reese (e até salvasse o cara). Depois de Reese e Mr. Finch (Michael Emerson), Fusco é um dos personagens mais interessantes da série. Ele é o detetive corrupto que não quer mais ser corrupto mas acaba sendo arrastado para o caminho da corrupção. Aliás, já pararam pra imaginar a história do Fusco? Ele começou a trabalhar com o Reese porque o Reese poderia culpá-lo da morte dos outros policiais corruptos e poderia acusá-lo de corrupção, certo? Agora, ele voltou a ser corrupto para evitar que descubram que ele é… corrupto? Enfim, ele está fazendo a coisa certa, acho. Só não vou ficar surpreso se tudo isso que ele está fazendo com a HR, inclusive matando o Capitão Lynch, estiver sendo de alguma forma documentado pelo Reese para voltar a chantagear o Fusco na próxima temporada.

Carter (Taraji Henson) e Mr. Finch foram coadjuvantes de luxo nesse episódio, coitados. Em tempo: será que Kara é aquela hacker que enganou o Mr. Finch há alguns episódios?

Promo do próximo episódio:

http://www.youtube.com/watch?v=Ced-80ZwKrE

Episódios anteriores


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários