Review | Game of Thrones 2×08: “The Prince of Winterfell”

  Leandro de Barros  |    terça-feira, 22 de maio de 2012

As preparações para as batalhas são feitas. Nos próximos episódios, o bicho deve pegar muito seriamente!

O Senhor da Luz quer ser inimigos queimados. O Deus Afogado quer seus inimigos afogados. Por que os deuses são tão cuzões e perversos? Onde está o deus dos peitos e do vinho?” – LANNISTER, Tyrion.

Spoilers abaixo.

Não dava pra começar a review com outra citação, certo? Mas já vamos chegar lá.

O episódio de hoje se chama The Prince of Winterfell e é sobre a alteza Theon Greyjoy que falaremos primeiro. Depois da insanidade de matar Bran e Rickon Stark (que, vejam só, não estavam mortos nada), Theon começou a desejar ardentemente a chegada de sua irmã com 500 homens. Para evitar que a palavra sobre a morte de Bran e Rickon chegasse à Robb Stark, Theon começou a matar corvos e cavalos de Winterfell. Algo me diz que não vai adiantar muita coisa, mas prosseguiremos.

Yara Greyjoy (que nos livros é Asha Greyjoy), finalmente chega à Winterfell com seus incríveis… 10 homens? 20 no máximo? Bem menos do que Theon esperava, com certeza. A explicação é simples:

“Theon, seu babaca. Alguém trocou seu cérebro por excrementos de marisco durante a noite? Por que você atacou Winterfell se não conseguia manter o castelo? E principal: matar os Stark, sério? Tá tentando roubar o posto de retardado da série do Hodor?”

Ok, talvez ela não tenha dito exatamente isso, mas eu gosto de imaginar que foi algo assim que aconteceu. A verdade é que Yara sabe que não tem chance de Theon manter Winterfell, não com o Rei no Norte querendo a cabeça dele. A melhor coisa para Theon é sair de Winterfell enquanto pode, mas o que uma pessoa não faz para ser aceite no grupo, né? Vamos torcer para os homens de ferro aceitarem bem o cadáver de Theon entre eles.

Falando no Rei do Norte, o que o jovem Robb Stark fez nesse episódio? Fez bastante, principalmente em relação à três mulheres na sua vida: sua mãe, sua prometida e a igualmente jovem Talisa. Quanto à primeira, ele acaba prendendo sua mãe por ela ter libertado Jaime Lannister. A segunda é traída quando ele finalmente se rende  ao ~fogo da paixão~ e mostra pra terceira a força da sua espada de aço valiriano (aaah, as piadinhas de duplo sentido…).

Quem se lembra dos últimos episódios da primeira temporada da série, deve estar recordado de Walder Frey. Para quem não se lembra, vou refrescar-lhes a memória: Walder Frey é o lorde da Casa Frey, responsável por guardar a tal ponte que Robb precisava na temporada passada. O cara é um touro reprodutor, mesmo já beirando os noventa anos. Por isso, ele adora “se livrar” dos filhos casando-os com quem puder. Ele consegue empurrar uma filha para Robb Stark no fim da última temporada.

O problema é que: agora que Robb se deitou com Talisa, como vai ficar essa situação? Ele vai manter sua palavra com Frey, temendo perder o amor de Talisa? Vai arriscar tudo e assumir a jovem médica? Vai mantê-la como amante? Sendo um Stark, o que é mais provável?

Para concluir sobre os Starks, vamos falar sobre o único lobo branco da matilha, o Patrulheiro Jon Snow. Jon foi capturado por Ygritte e seus amigos selvagens no último episódio e é levado até Camisa de Chocalhos, um selvagem conhecido pela sua beleza, bondade e simpatia. Só que ao contrário.

Camisa de Chocalhos quer logo cortar aquela cabeça feia de Jon Snow e usá-la como bola de futebol na pelada do fim de semana com os amigos. Ygritte responde à altura e fala para levarem Jon Snow até Mance Ryder, o Rei-Além-da-Muralha. Uma coisa curiosa: Camisa de Chocalhos parece ser algum tipo de líder dos selvagens. Uma espécie de capitão, general, whatever. Deu pra ver que ele meio que manda naquela galera que tava ali com eles. Mas, mesmo assim, Ygritte respondeu à altura o cara. E se fosse em Westeros? Se um soldado respondesse assim ao seu capitão? Provavelmente ele dormiria com os cavalos naquela noite, se o seu capitão fosse bondoso. Theon Greyjoy, por muito menos, espancou o gordinho que tirou sarro dele em Pyke. Essa é a diferença entre as visões dos dois povos.

Continuando. Quem também foi capturado por Camisa de Chocalhos foi Qhorin Meia-Mão. O experiente patrulheiro já deu o toque em Jon Snow e o próximo episódio promete com os dois se encontrando com Mance Ryder.

Partindo de Além da Muralha para Qarth, nossa adorável khaleesi teve pouca atenção hoje. Daenerys só apareceu em uma cena, ao lado de Jorah Mormont. A Mãe de Dragões quer ir buscar seus filhos na Casa dos Imortais, coisa que o cavaleiro não recomenda. Obviamente khaleesi não assistiu animes o suficiente na vida, pois quer desafiar o Naruto assim, de cara limpa. Claro que três dragões não são coisas que se deixem assim, na mão de qualquer um, mas o Naruto também não é brincadeira. Espero que ela consiga recuperar seus bichinhos no próximo episódio.

De volta à Westeros, de volta aos Lannisters. A situação fica “complicada” para Tywin Lannister. De um lado, Stannis Baratheon navega em direção à Porto Real, onde está o Trono de Ferro, sua filha, seu neto e seu outro filho. Do outro, Robb Stark, o rei invencível, está à uma distância pequena de Casterly Rock, a casa dos Lannisters. O que fazer nessa situação complicada? Aliás, reparem que é a mesma situação em que Robb Stark se encontra: de um lado, ele tem os Lannisters. Do outro, Theon Greyjoy dominando Winterfell. Dois homens divididos entre o inimigo principal e a ameaça à família. Como cada um reage? Robb parece ter esquecido de Tywin, já que não parece disposto a avançar contra Casterly Rock, porém já enviou o filho Roose Bolton para tomar Winterfell de volta. Tywin, por sua vez, decidiu atacar Robb durante a noite.

Duas decisões “opostas”, guardadas às devidas proporções. Porém, contudo e todavia, em Porto Real, estão o Rei de Westeros, a Rainha e o gêniozinho da série, que devem ser capazes de resistir ao cerco de Stannis Baratheon por algum tempo. Em Winterfell, Bran e Rickon não são exatamente fortes o suficiente para combater Theon. Tywin tem uma pequena salvaguarda para poder arriscar contra Robb.

E por falar em Stannis e Porto Real, a situação se complica ali. Stannis está quase chegando na capital do reino, ao lado de Davos Seaworth, seu fiel Cavaleiro das Cebolas. Finalmente também descobrimos esse apelido do cara: quando Robert Baratheon e Ned Stark estavam liderando a rebelião que deu o trono à Robert, Stannis ficou com a missão de proteger o castelo de Ponta Tempestade, a casa dos Baratheon. Stannis ficou ali, 500 dias cercado por seus inimigos, sem comida e sem nada. Quando a situação estava crítica, foi Davos Seaworth que conseguiu colocar comida dentro do castelo: algumas cebolas, batatas e coisa e tal. Foi daí que surgiu a “amizade” dos dois.

Se Stannis está chegando aos portões de Porto Real, qual o plano para deter a invasão do único irmão vivo do Rei Robert? Tyrion está trabalhando nessa parte ainda. A situação pode parecer muito desfavorável para os Lannisters em Porto Real, mas dá pra ignorar uma defesa que será armada por Tyrion, Bronn e até Varys? Tyrion parece ser o mais inteligente da região, Varys o mais bem informado e Bronn o mais astuto e com experiência de combate. Além de tudo isso, o Rei Joffrey vai lutar, então teremos chance de vê-lo levar uma machadada na cabeça. A esperança é a última que morre.

Ah, só pra concluir: e a gafe da Cersei, hein? Toda malandrona, achando que tinha capturado a prostituta do irmão e acabou pegando a trabalhadora da vida errada. Genial, hein? Sabe tudo essa dona Cersei. O problema é que Tyrion mandou a ameaça mais estilosa da série: “Eu vou te machucar por causa disso. Vai chegar um dia em que você vai achar que está segura e feliz e a sua alegria vai se transformar em cinzas na sua boca. E você saberá que a dívida foi paga”. E um Lannister sempre paga suas dívidas!

Previsões para os próximos dois episódio:

– Theon Greyjoy versus filho de Roose Bolton por Winterfell;
– Robb Stark versus Tywin Lannister;
– Stannis Baratheon versus Rei Joffrey Tyrion Lannister;
– Daenerys Targaryen versus Naruto Casa dos Imortais;
– Jon Snow e Qhorin Meia-Mão versus Mance Ryder

Esse fim de temporada promete!

Promo do próximo episódio

http://www.youtube.com/watch?v=Fr_lpj2M6QQ

Episódios Anteriores


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários