Artista japonês cria o “mangá 2.5D”

Leandro de Barros

  quinta-feira, 23 de abril de 2015

Artista japonês cria o “mangá 2.5D”

Muneo Saito, um mangaká japonês que trabalhou com a franquia Pokémon, cria um jeito diferente de fazer mangás

A aplicação do 3D na arte é uma coisa que sempre fascina bastante. Grandes pintores conseguiam realizar truques de perspectiva impressionantes e que são reverenciados até hoje.

Michelangelo, por exemplo, pintou toda a Capela Sistina tendo de levar em consideração que seu trabalho seria visto à 20 metros de distância e teria de ter algumas desproporções anatômicas para que a perspectiva corrigisse a pintura e as pessoas pudessem ver as coisas “certas”.

Hoje em dia, o 3D é utilizado em quases todas as formas de artes visuais possíveis. No cinema, o uso do 3D estereoscópico é mais do que uma maneira de cobrar mais caro no ingresso – em projetos como Avatar ou A Invenção de Hugo Cabret, o 3D se mostra parte atuante da experiência artística do filme.

Se tem uma plataforma artística visual com dificuldade para a utilização do 3D. Uma página de papel sem projetor auxiliar ou outro tipo de tecnologia, como criar essa sensação de perspectiva?

A DC Comics surgiu com uma alternativa há alguns anos e agora uma outra alternativa vem do Japão.

O mangaká Muneo Saito “criou” algo que podemos chamar de “Mangá 2.5D”. Ele vem postando em seu Twitter pessoal algumas experimentações fotográficas utilizando perspectiva e pequenas maquetes de cenas de mangás.

Abaixo, você pode ver uma pequena história criada pelo artista. Está em japonês e é sobre uma estudante que é transferida para uma nova sala, mas não é preciso entender o idioma para sacar mais ou menos qualé da parada:

O processo de desenvolvimento dessa pequena cena em 10 quadros parece ter sido bem complexo, como você pode ver por algumas das imagens do making-off exibido pelo artista:

Como toda novidade, já tem pessoas se perguntando “pra quê?”, considerando o trabalhão envolvido na criação de cada foto – embora o resultado final seja fantástico. A novidade está aí e a gente espera que artistas criativos possam fazem bom uso dela no futuro.

Se você quer saber mais sobre ou ver mais imagens, vá no perfil de Muneo Saito no Twitter.

Muneo Saito é um mangaká japonês que trabalha em diversas publicações das revistas Weekly Shonen Sunday e CoroCoro Comic.

Além disso, Saito desenhou o mangá Pokémon Gold & Silver: The Golden Boys e também chegou a trabalhar com a Game Freak (que faz os jogos de Pokémon para a Nintendo!) fazendo a arte conceitual de Pokémons desde a segunda geração da série.

Via Kotaku


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários