Regras

  1. “O Ócio” é a primeira coletânea organizada pelo site Supernovo.net como uma celebração ao terceiro ano de participação do site no evento mundial de escrita, o NaNoWriMo. Espera-se que o primeiro volume seja formado por algo entre 6 ou 8 contos que tenham em comum o tema e ou ambientação da madrugada.
  2. Toda pessoa pode participar do projeto enviando quantos contos desejar. A curadoria será feita pela equipe do Supernovo.net onde um mínimo de dois membros lerá cada conto para que seja feita a seleção dos melhores.
  3. Os contos devem ter entre 5mil e 8mil palavras. A equipe de curadoria irá usar o contador de palavras do Word, por entender que essa é uma plataforma universal. Serão contadas e consideradas todas as palavras que estejam no arquivo, desde o nome do conto, do autor, subtítulo e afins. Contos que estejam fora do padrão serão desconsiderados.
  4. A revisão do texto, assim como a diagramação e produção do material para distribuição online será feita também pela equipe do Supernovo.net e possíveis convidados. Ainda assim, pedimos que os contos enviados sejam ao menos superficialmente revisados, afim de garantir que a leitura inicial flua, uma vez que contos sem qualidade técnica ou narrativa também serão desconsiderados.
  5. Todos os contos permanecerão em direito dos seus autores, sob a licença de Creative Commons. Porém, o projeto em si, com os contos unidos e editados, deverá permanecer sobre o controle da equipe de curadoria do site Supernovo.net, para que seja possível mensurar a quantidade de leitores e quantas pessoas foram atingidas. É importante então que os autores e leitores não criem novas formas (ou pontos) de download.
  6. Nenhum autor será cobrado para que seja publicado, da mesma forma que não existe algum tipo de interesse financeiro em gerar lucro a partir da coletânea. Todos os downloads da coletânea serão oferecidos gratuitamente ao público. A única forma de pagamento dos leitores será a divulgação do material, assim para liberar o download nossa plataforma pedirá que um link seja compartilhado em um perfil de rede social.
  7. O número de contos publicados poderá variar de acordo com a quantidade de contos recebidos, a quantidade de contos que sejam classificados e ainda a quantidade de palavras geradas a partir do somatório desses. A intenção inicial é que seja feito um volume com 6 ou 8 contos, porém, um segundo volume poderá ser produzido, contando que exista histórias classificadas o suficiente para uma nova versão.
  8. Cada autor poderá enviar quantos contos desejar, porém, apenas um conto de um mesmo autor será por fim selecionado. A mesma regra vale para possíveis pseudônimos descobertos. Caso acredite que possa ter um concorrente de nome igual, e isso possa acarretar na eliminação do conto de um dos dois, tente assinar o nome completo ou usar algum nome extra, ou apelido, que o diferencie ao menos na fase de seleção, na publicação o nome será corrigido.
  9. Está previamente acordado entre a equipe de curadoria que o envio de contos por membros da equipe do site não está vedado, porém, deverá ser feito com o uso de um nome falso. Internamente a equipe se organizará para que sem que o real autor seja descoberto a seleção seja feita cegamente pelos outros curadores.
  10. Os contos deverão ser enviados entre o dia 01 e 30 de novembro de 2015. Contos enviados fora da data, ainda que anteriormente, serão desconsiderados. A data poderá ser prorrogada de acordo com o fluxo de inscritos.
  11. O processo de seleção e edição está previsto para começar em dezembro de 2015 e a previsão de lançamento é o primeiro bimestre de 2016. A data de lançamento poderá variar de acordo com o número de autores participantes do processo seletivo, do número de contos selecionados a serem editados e também a disponibilidade da equipe.
  12. A seleção também levará em consideração o conteúdo de cada história. Serão desclassificados contos que demonstrem desrespeito ou ameaça a questões de diversidade, liberdade de expressão e escolha, assim como afronta a qualquer direito humano.
  13. Caso seja necessário esse regulamento poderá ser alterado. O aviso de retificação será publicado em: supernovo.net/oocio