Lollapalooza 2012 | Foo Fighters e Artic Monkeys lideram o mega evento

  Matheus Pessôa  |    terça-feira, 10 de abril de 2012

Confira a resenha do festival de música que aconteceu no último final de semana, em São Paulo.

Festival agita São Paulo

Neste final de semana que passou, o festival de música e entretenimento conhecido como Lollapalooza teve a sua primeira passagem pelo Brasil, na cidade de São Paulo, depois de ter passado pela a América do Norte e vários outros países vizinhos. O evento aconteceu no Jockey Club, e teve como principais atrações a banda de Dave Grohl (ex bateirista do Nirvana), os Foo Fighters, na noite de sábado, e os Arctic Monkeys na no domingo, alucinando toda a multidão que assistia à apresentação. Ambas as bandas enalteceram o público brasileiro, ressaltando sua emoção e interação com os grupos que subiram ao palco nos dois dias do festival (07 e 08 de abril).

Confira a ‘resenha’ dos shows dos dois headliners do Lollapalooza Brasil 2012:

Foo Fighters (07/04)

A banda ‘Foo Fighters’, comandada pelo vocalista e guitarrista Dave Grohl, era certamente a mais esperada desse Lollapalooza 2012, em todos os lugares pelo qual passou. No Brasil não foi diferente. Em muitas entrevistas, Dave Grohl afirmou que depois de tantos anos ( a última passagem da banda pelo Brasil fora em 2001 ) eles iriam realmente fazer ‘O’ show. E Dave cumpriu sua palavra.

Primeiro, a começar pela pontualidade da banda, que chegou exatamente na hora que devia chegar, às 20h30, começando o que foi, para as 75 mil pessoas presentes no Jockey Club para assisti-los na noite de sábado, uma das melhores apresentações do ano. A começar pelo início arrasador, com a música All My Life, começando muito bem o show que duraria duas horas e quarenta minutos.

O show foi muito marcante pela já conhecida carisma de Dave Grohl com todo o público durante todas as músicas e pela ‘emoção’ que todos os hits mais conhecidos da banda causava nos espectadores. Músicas como ‘Breakout’ e Monkey Wrench alucinaram toda a multidão, que cantou junto com Dave durante a maioria delas. Antes da primeira, o astro do rock declarou, em inglês ‘Essa é pra vocês enlouquecerem. Essa noite é de vocês’. E todos ficaram alucinados.

Mas não foram só as músicas mais ‘antigas’ que foram tocadas. Os novos sucessos do último álbum da banda, ‘Wasting Light’, de 2011, ganhador de 4 Grammy Awards, incluindo ‘Melhor Álbum de Rock’, também emocionaram a todos, como Arlandria’, ‘White Limo’ entre outras.

Dave Grohl também ‘retornou aos tempos de Nirvana’, quando assumiu a bateria para tocar ‘Cold Day in the Sun’, tomando o lugar de Taylor Hawkins, que por sua vez, assumiu o microfone, e cantou.

Mas o momento que realmente marcou o show foi quando Dave, com suas ‘fuckying’ frases, pediu para que a multidão gritasse o mais alto que podia na próxima música. Ele mesmo já estava com a voz desafinada (devido a um diagnóstico de um cisto em sua garganta, anos atrás). O que estava por vir era um dos hits mais famosos da história da banda, ‘Best of You’, cantado por simplesmente TODA a multidão de 75 mil pessoas, a pleno pulmão no Jockey Club. Foi de arrepiar. E para completar, muitos levantaram papéis com os dizeres ‘OH ! OH !’, que é uma parte da música cantada por Dave Grohl, que certamente o emocionou, assim como toda a banda.

Ao fim da apresentação, Joan Jett, que havia tocado mais cedo, subiu ao palco e tocou mais uma vez dois de seus maiores sucessos com o Foo Fighters, ‘Bad Reputation’ e ‘I Love Rock’N’Roll’, chocando a todos.multidão de 75 mil pessoas, a pleno pulmão no Jockey Club. Foi de arrepiar. E para completar, muitos levantaram papéis com os dizeres ‘OH ! OH !’, que é uma parte da música cantada por Dave Grohl, que certamente o emocionou, assim como toda a banda.

Para terminar, o Foo Fighters tocou ‘Everlong’, para encerrar com chave de ouro o primeiro dia do Lollapalooza Brasil, presente no álbum The Colour and the Shape’, de 1997. Show incrível, e o Foo Fighters mostrou que é uma das melhores bandas de rock do planeta atualmente.

 Arctic Monkeys (08/04)

 O Arctic Monkeys subiu ao palco do Cidade Jardim com a função de fechar o primeiro festival Lollapalooza no Brasil e mostrar-se definitivamente para todo o público brasileiro. Mas essa não foi a primeira vez: o grupo já havia estado aqui em 2007 para uma turnê em alguns estados.

Depois desses anos, a banda de rock se mostrou mais ‘adulta’ que da última vez, quando se mostrava um pouco tímida, sem muito domínio de palco. Mas isso mudou. Assim como o visual de Alex Turner, vocalista e guitarrista da banda, que adotou um corte de cabelo anos 50 e que resistiu à chuva que caiu durante a apresentação bravamente, e por fim cedeu quando ele saiu do palco e foi em direção à multidão.

O show começou causando, também, impacto nos espectadores por causa da entrega de todo o público a todo o novo hit que a banda começava a tocar. A revista Rolling Stone Brasil até ‘tweetou’ o seguinte: ‘O Jockey Club canta a plenos pulmões “Teddy Picker” no show do Arctic Monkeys no #Lollapalooza’.

Teddy Picker’ foi a segunda música tocada pela banda na apresentação, sendo que a de ‘abertura’ foi ‘Don’t You Sit Down ‘Cause I’ve Moved Your Chair’. A banda tocou 6 músicas em sequência frenética, que delirava todo o público cantante. Com meia hora de show, parecia que nem 5 minutos tinham se passado, tamanho o envolvimento de todos os presentes no Jockey Club.

O Arctic Monkeys não somente cantou as músicas mais novas, de seu último álbum, do ano passado, ‘Hambug’, mas também muitas do primeiro álbum e mais vendido de todos os tempos na história da música britânica,‘Whatever People Say I Am, That’s what I’m Not’, como a delirante ‘Still Take You Home’, enlouquecendo todos os fãs.

O grupo também tocou um de seus maiores sucessos, ‘R U Mine?’, que que levou todos ao limite da sanidade, tamanha a excelência da composição. A banda mostrou realmente como se cativar e envolver toda uma multidão de pessoas, com genialidade, do início ao fim, não havia como ‘enjoar’ do show, simplesmente não havia.O  ‘Arctic Monkeys’ mostrou seu verdadeiro potencial neste domingo, com uma setlist impecável de grandes hits que marcaram o início da carreira da banda e certamente a vida de muitos fãs ao redor do mundo.

A voz de Alex Turner é simplesmente impecável, assim como foi a apresentação dos Arctic Monkeys em São Paulo, nesse domingo marcante, fechada com chave de ouro pela música 505, alucinando a todos, incodicionalmente, que foi cantada a plenos pulmões pela multidão de 60 mil pessoas do Lollapalooza, em sua primeira edição no Brasil, e que seja a primeira de muitas outras.

Os membros da banda provaram que não são mais ‘garotos’ ao mundo da música, com apenas 26 anos e 4 álbuns que atingiram a 1ª posição em vendas, com um 5º a caminho, que será feito no próximo verão.

Ainda veremos o topete de Alex Turner por muito tempo nos palcos.

Sobre o Lollapalooza

O Festival contou com mais de 50 atrações, não apenas musicais, mas aquelas que são típicas desses eventos. Entre outras, Band of Horses,Joan Jett and the Blackhearts, Cage The Elephant, TV On The Radio, os grupos brasileiros O Rappa, Pavilhão 9 – que retornando aos palcos com formação original – e os roqueiros Wander Wildner e Marcelo Nova se apresentaram nos diversos palcos do Festival, cujo público sofreu para conseguir comprar cerveja, por exemplo, com filas de em torno de 2 horas,e  que custava abusivos 8 reais. Isso no primeiro dia.

Jane’s Addiction, liderada pelo criador do festival, Perry Farrel, tocou no segundo, assim como Racionais MC e Skrillex. O problema de superlotação foi um aspecto ruim em meio a festa de tal tamanho, e que tem que ser resolvido para as próximas edições.

Set List das duas bandas no show em São Paulo

Foo Fighters: 

01. All My Life
02. Times Like These
03. Rope
04. The Pretender
05. My Hero
06. Learn To Fly
07. White Limo
08. Arlandria
09. Breakout
10. Cold Day In The Sun
11. Long Road To Ruin
12. Big Me
13. Stacked Actors (with “Feel Good Hit of the Summer” snippet by Queens Of The Stone Age)
14. Walk
15. Generator
16. Monkey Wrench
17. Hey, Johnny Park!
18. This Is A Call
19. In The Flesh? (Pink Floyd cover)
20. Best Of You

BIS
21. Enough Space
22. For All the Cows
23. Dear Rosemary
24. Bad Reputation (Joan Jett and the Blackhearts cover) (with Joan Jett)
25. I Love Rock’n’Roll (The Arrows cover) (with Joan Jett)
26. Everlong

Arctic Monkeys:

01. Don’t Sit Down ‘Cause I’ve Moved Your Chair
02. Teddy Picker
03. Crying Lightning
04. The Hellcat Spangled Shalalala
05. Library Pictures
06. Brianstorm
07. The View From The Afternoon
08. I Bet You Look Good On The Dancefloor
09. Brick By Brick
10. This House Is A Circus
11. Still Take You Home
12. Evil Twin
13. Pretty Visitors
14. If You Were There, Beware
15. Suck It and See
16. Do Me A Favour
17. R U Mine?

BIS
18. When the Sun Goes Down
19. Fluorescent Adolescent
20. 505


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários