Franz Ferdinand encanta o Parque da Independência em noite inspirada

  Matheus Pessôa  |    domingo, 27 de maio de 2012

Noite de grandes hits encanta público de 20 mil em São Paulo

Quem viu, viu. Quem não viu, não vai mais ver os escoceses do Franz Ferdinand tocarem de graça no Festival Cultura Inglesa, no 3º dia onde a banda foi a atração principal do evento. Numa noite inspirada, Alex Kapranos conduziu todos os 20 mil presentes (ou até mais) à loucura, tocando as músicas mais bem aclamadas pela mídia e pelo público, além das novas faixas, que estarão no próximo álbum do Franz, com previsão de estar pronto em 4 meses, quando a banda com certeza voltará à estrada para divulgação, com certeza passando pelo Brasil com mais calma.

Os integrantes do grupo subiram ao palco com um pouco de atraso (em torno de 19h, quando o previsto era para as 18:30), mas é claro que isso não desmotivou o público, que esperava alucinado o retorno da do grupo depois de dois anos fora do Brasil.

Mas enfim, a hora chegou. Alex Kapranos se mostrou ao público e foi uma gritaria só. Darts Of Pleasure abriu o grande espetáculo, finalmente a espera havia acabado . Os fã-clubes do Brasil e Argentina, organizados de frente ao palco, berraram incessantemente e cantaram todas as músicas que foram tocadas; não somente eles, mas todos os hits, como Take Me Out e The Dark Of the Matinee até às músicas novas, que foram apresentadas ‘formalmente’ ao público nesta tarde, e que também cativaram o público.

O guitarrista Nick McCarty se destacou porque por várias vezes se se revezava entre teclados e guitarra e que, com p baterista da banda, Paul Thomson, fazia os segundos vocais de músicas como No You Girls, Ulysses e Do You Want To; Nick é aquela voz que faz um contraste com os vocais graves de Kapranos e que dão ainda mais brilho às trilhas do Franz Ferdinand e que levam o público sempre ao delírio.

A envolvente This Fire fechou este grande espetáculo de música que o Franz proporcionou hoje, emocionando a todos. O show fica como uma marca da banda no Brasil, em sua sexta passagem pelo país, e todos os fãs ficam com a expectativa para uma nova apresentação da banda, mesmo tão cedo após o show. E sim, o Franz com certeza voltará no ano que vem provavelmente, ou até mesmo esse ano, para promover o novo CD; quem sabe uma turnê pelo Brasil não está à vista ?

Triste porque não pôde estar no show ? Confira as melhores músicas do Franz Ferdinand clicando aqui!

Setlist do show

Dificuldade na entrada e tumulto na saída

Mas nem tudo foram flores neste domingo quando o sol brilhou mais do que nunca para receber os astros do Franz Ferdinand. A começar pela fila quilométrica nos portões do Parque da Independência, que dava a volta no parque inteiro e até mais um pouco; os que já tinham entrado muito cedo sofreram, pois tiveram que deixar o parque e encontrar algum lugar para comer (detalhe: teriam que entrar na fila de novo), já que o Festival não permitia comércio de alimentos dentro do Parque.

Leia sobre o início de tumulto a seguir:

Esclarecimentos

Tudo o que aconteceu foi muito bem esclarecido pela organização do Festival Cultura Inglesa em seu site oficial. Leia :

“Desde o dia 25 de Maio, está acontecendo o 16º Cultura Inglesa Festival, reunindo, em cinco cidades do estado de São Paulo, diversas atrações de teatro, cinema, dança, exposições e música. Ontem, no Parque da Independência na cidade de São Paulo, foi realizado o show de bandas nacionais e internacionais para um público de 18 mil pessoas, segundo informação da Polícia Militar de São Paulo.

Amplamente divulgada desde abril, a lotação do Parque da Independência é limitada ao número de 20 mil pessoas. Entretanto, segundo o Comandante Douglas La Femina Jr. que estava no comando da operação durante o evento, “houve um pequeno grupo de fãs que, por temer não acessar a área de shows, iniciou um princípio de tumulto, empurrando os fãs que aguardavam ordeiramente na fila. Há uma escadaria na entrada do Parque e a entrada desordenada poderia causar muitos acidentes e pisoteamento, por isso a Polícia Militar decidiu fechar os portões do Parque e reordenar a fila de entrada e, foi neste momento, que o grupo de fãs que chegou depois tentou pressionar os fãs que já aguardavam sua entrada”, explica o Comandante. “Neste momento, para dispersar o grupo que pressionava os outros fãs contra a grade, a PM aspergiu o gás de pimenta por sobre a cerca de segurança – com cerca de 2,30m”.

O incidente impossibilitou uma estimativa precisa do tempo de andamento da fila, mas “depois de sua reorganização, as portas foram reabertas e os fãs puderam assistir ao show final”, confirma o Comandante. A organização do 16º CIF informa ainda que as atividades no palco foram suspensas até que os portões estivessem novamente abertos, causando um pequeno atraso na grade de programação.

Os idealizadores do evento agradecem a adesão da população ao Festival, mas lamentam  que tantos outros fãs não tenham conseguido chegar a tempo de garantir uma boa posição na fila e, consequentemente, uma boa posição no parque – a exemplo do que acontece em qualquer outro evento gratuito, onde a ordem de chegada determina a proximidade do palco. Aos fãs que esperaram e corretamente aguardaram em ordem na fila e não conseguiram ingressar no parque, a organização do evento pede desculpas.

A estes fãs, a organização do 16º CIF estende sua solidariedade e garante que continuará trabalhando para que, em sua próxima edição, todos possam desfrutar as atrações do evento. Por fim, a organização agradece também as manifestações nas redes sociais que certamente contribuem para uma permanente evolução desta realização.”

 Confira na íntegra clicando aqui.

 


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários