Rob Liefeld está FORA da DC Comics!

  Leandro de Barros  |    quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Escritor e desenhista sai deixa revistas da DC e dispara críticas aos editores da empresa

Capa de Grifter #9, por Rob Liefeld

E essa é uma notícia que vai deixar muita gente imediatista feliz, mas vai deixar muita gente que pensa no futuro com a sombrancelha levantada. Pegando todo mundo de calça curta, o escritor e desenhista Rob Liefeld anunciou hoje que está deixando a DC Comics. Eu ouvi um “aleluia”?

Ok, ouvi e vocês foram os imediatistas.

Liefeld disse que está deixando a editora a partir de hoje e que as revistas que sairão em setembro, mês comemorativo onde todas as revistas mensais da editora sairão com a númeração #0, serão as suas últimas. O escritor agradeceu a DC, blablabla, disse que pegou muitas revistas pra escrever e isso deu muito trabalho, blablabla, mas a coisa interessante surgiu quando ele começou a reclamar dos editores da DC.

Liefeld reclamou MUITO da postura dos editores da DC em relação ao escritores da editora e deixou bem claro que esse foi um dos principais motivos da sua partida. O escritor fez questão de ressaltar que suas vendas aumentaram muito nos últimos meses e deu outras declarações preocupantes. O cenário pintado por Liefeld é preocupante, pois mostra uma DC focada apenas nas vendas (algo que está dando certo) e focada também em interferir no processo criativo dos escritores e desenhistas. Justamente algo que a Marvel costumava (ou costuma?) fazer e que sempre foi dito que a DC não fazia.

Além de Liefeld, George Pérez saiu da revista do Superman reclamando disso, Gail Simone saiu da revista do Nuclear reclamando da mesma coisa e existem vários outros exemplos de artistas reclamando de pressão editorial por parte da DC. A verdade é que essa pressão tem dado frutos no mercado, embora antes do reboot a DC se gabava de não se meter no caminho dos escritores (apesar das vendas serem ruins). É complicado saber sem estar realmente dentro da DC, mas as críticas de Liefeld preocupam (e muito!).

Para concluir, Liefeld disse que Scott Clark vai substituí-lo na revista do Exterminador e que Marat Mychaels assumirá a revista do Grifter. Ainda não se sabe quem assumirá a revista do Gavião Negro


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários