Morre Tom Clancy

Leandro de Barros

  quarta-feira, 02 de outubro de 2013

Morre Tom Clancy

Escritor norte-americano criador de personagens como Jack Ryan e franquias como Splinter Cell e Ghost Recon, morre aos 66 anos nos EUA

Tom ClancyO escritor americano Tom Clancy, famoso pelos seus thrillers de espionagem, faleceu hoje, aos 66 anos, de causas ainda desconhecidas. Clancy estava em um Hospital em Baltimore, nos EUA.

Tom Clancy era um vendedor de seguros quando escreveu seu primeiro livro Caça ao Outubro Vermelho, de 1994. O thriller veio a ser um enorme sucesso, chegando a ser elogiado pelo presidente dos EUA na época, Ronald Reagan, o que alavancou ainda mais a popularidade do livro – que depois foi adaptado em um filme hollywoodiano Sean Connery e Alec Baldwin no elenco.

Depois disso, Clancy continuou se dedicando à carreira de escritor, sempre com livros de espionagens e tensões políticas, com os detalhes técnicos dos equipamentos e ações sendo sua marca registrada. Dezessete livros do autor lideraram a disputada lista de best-sellers do New York Times, inclunido seu projeto mais recente, Threat Vector.

Outros tantos dos seus livros ganharam filmes e a presença de Tom Clancy é sentida também nos games, com a criação de franquias como Ghost Recon, Splinter Cell e Rainbow Six.

O “grande personagem” criado por Clancy, porém, é Jack Ryan, um agente da CIA que acaba envolvido em algumas das principais missões do exército norte-americano. Ryan protagoniza 8 livros de Tom Clancy, além de dar espaço para outras duas “séries” de livros, uma protagonizada pelo seu parceiro na CIA John Clarke (3 livros) e outra pelo seu filho, Jack Ryan Jr. (4 livros). Ao todo, o personagem já foi para os cinemas 4 vezes, vivido por três diferentes atores: Alec Baldwin, Harrison Ford e Ben Affleck. Um novo filme do personagem deverá estrear em Dezembro desse ano, com Chris Pine no papel principal.

Dezembro também veria (ou talvez ainda verá) o lançamento de Command Authority, o último livro que Tom Clancy escreveu.

via New York Times


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários