Morre Moebius, lendário quadrinista francês

  Leandro de Barros  |    segunda-feira, 12 de março de 2012

Jean Henri Gaston Giraud no último sábado, aos 74 anos.

Nesse sábado, dia 10 de março, faleceu um dos maiores nomes da história da indústria dos quadrinhos mundial. Jean Henri Gaston Giraud, mais conhecido pelo pseudônimo Moebius, faleceu aos 74 anos, após passar algum tempo internado em um hospital lutando contra o câncer. A triste notícia foi dada pela rádio francesa Europe 1 e confirmada pela esposa de Jean Giraud, Isabelle, e pela sua filha, Nausicaä.

Dono de um traço único, Moebius ocupa com justiça um lugar no Olimpo das HQs devido à sua gigantesca contribuição para a Nona Arte, seja como desenhista nas revistas Metal Húrlant, Heavy Metal e Tenente Blueberry; seja nos roteiros, como no clássico A Garagem Hermética. O mundo das HQs de super-heróis também recebeu o trabalho de Moebius quando ele se juntou ao igualmente lendário Stan Lee para trabalhar na HQ do Surfista Prateado.

Além da sua importância nos quadrinhos, Jean Giraud também possui grandes trabalhos nos cinemas, fazendo a arte conceitual de filmes como Alien, Tron e Mestres do Universo. O trabalho de Moebius foi uma das referências para a concepção visual de Blade Runner também.

No mundo dos games sua participação foi menor, mas não menos significativa. Moebius foi um dos autores da graphic novel de Halo.

O panteão dos Deuses do Quadrinho recebe mais um membro. À nós, só resta prestar nossos tributos.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários