Japoneses fazem de One Piece o mangá mais popular da atualidade

  Leandro de Barros  |    quarta-feira, 20 de junho de 2012

Em pesquisa com japoneses dos 15 aos 44 anos, One Piece foi eleito o mangá mais favoritos de homens e mulheres

Uma pesquisa foi realizada no mês passado no Japão com cerca de 1900 pessoas, com idades entre os 15 e os 44 anos, sobre os mangás que costumam ler. O objetivo da pesquisa era fazer um levantamento sobre quais os mangás mais populares com base no sexo dos leitores e na idade deles.

Esse tipo de pesquisa é importante porque mangá é uma coisa bem popular no Japão. É bem comum que tanto homens quanto mulheres consumam esse tipo de mídia. Para colocar a questão em números, cerca de 75% das pessoas que responderam a pesquisa disseram gostar ou amar mangás (cerca de 19% responderam que são indiferentes aos mangás e apenas 6.4% disseram que não gostam).

Assim, há nichos específicos de mangás. Existem gêneros de histórias mais populares entre as meninas, outros entre os rapazes, entre ambos… a diversidade é muito grande. E por isso esse tipo de pesquisas é bem interessante.

Então, qual o mangá mais popular entre as meninas? E entre os meninos? Aí que vem a surpresa: é o mesmo. Tanto os homens quanto as mulheres que responderam a pesquisa elegeram One Piece, criado pelo mangaka Eiichiro Oda, como o seu mangá favorito. Na lista de favoritos dos homens, One Piece é seguido por Dragon Ball, Slam Dunk e Naruto. Na lista das mulheres, a série está na frente de Slam Dunk, Kimi ni Todoke e NANA.

A popularidade de One Piece é tão grande que o seu protagonista, Luffy, foi eleito o personagem favorito de homens e mulheres. Os 5 personagens mais populares citados por homens e mulheres são de One Piece. Sem contar os piratas do mangá de Eiichiro Oda, Goku é o personagem mais popular para os homens e Sakuragi Hanamichi, de Slam Dunk, é o das mulheres.

Aliás, curiosa essa popularidade de Slam Dunk, mesmo a série já tendo concluído há algum tempo. O mangá de basquete, criado por Takehiko Inoue, ficou na frente de One Piece na pergunta: “Qual a sua frase de mangá favorita?“. A vencedora foi “Se você desistir, o jogo já acabou“.

Com isso, aprendemos que One Piece, que já está em publicação no Japão desde 1997, é extremamente popular por lá. Onde está a novidade mesmo?

via Kotaku US


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários