George R.R. Martin desbanca teoria de fãs sobre As Crônicas de Gelo e Fogo

Leandro de Barros

  segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

George R.R. Martin desbanca teoria de fãs sobre As Crônicas de Gelo e Fogo

Manuscrito de A Dança dos Dragões desbanca teoria de fãs

Spoilers leves sobre os livros d’As Crônicas de Gelo e Fogo abaixo.

coldhands

Apesar de já ter comentado publicamente algumas vezes que não costuma ler teorias de fãs e nem se pronunciar sobre elas, George R.R. Martin acabou desbancando uma delas nesse fim de semana – mesmo indiretamente.

O usuário do Reddit _honeybird visitou o Crushing Memorial Library (uma biblioteca de manuscritos e livros raros na Universidade Texas A&M) e teve a oportunidade de dar uma olhada no manuscrito de A Dança dos Dragões, o quinto livro da saga.

Ali, ele conferiu algumas notas deixadas por Anne Groell, editora da saga, e as respectivas respostas de George R.R. Martin. Por exemplo, em certa parte ela pede pra ele ser mais conciso sobre as vezes em que o texto cita os dedos de Davos Seaworth. Porém, em uma cena onde o personagem Mãos-Frias (que não existe na série de TV) aparece, a editora escreveu perguntando se a identidade real dele seria a de Benjen Stark, irmão de Ned Stark que desaparece no começo da saga.

A resposta de George Martin (em vermelho) diz tudo:

martin dance of dragons

Não. Mão Frias não é Benjen Stark. Quem ele é – se é que ele é alguém que conhecemos – continua um mistério, pelo menos até o lançamento do próximo livro.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários