Fãs protestam contra a DC por proibir o S do Superman em memorial para um jovem fã

Leandro de Barros

  quarta-feira, 09 de julho de 2014

Fãs protestam contra a DC por proibir o S do Superman em memorial para um jovem fã

Empresa recusa liberar símbolo do Homem de Aço para homenagear um fã vítima de abuso infantil

Jeffrey Baldwin foi um menino canadense com uma história muito, muito triste. Em 2002, aos 5 anos de idade, Jeffrey foi encontrado morto na sua própria cama, pesando apenas 21 quilos. A causa da morte? Fome.

Em 2006, os avós de Jeffrey foram condenados por assassinato em segundo grau, por deixarem o garoto morrer de fome.

Agora, os moradores de Ontário, no Canadá (onde Jeffrey está enterrado), querem fazer uma homenagem especial ao menino: um memorial comuma estátua do garoto vestido como o Superman, já que Jeffrey era um dos maiores fãs que o Homem de Aço tinha.

“Ele queria voar. Ele tentava pular da cadeira, a gente tinha que fazê-lo parar. Ele se vestiu como o Superman para o Halloween um ano, ele estava tão animado. Eu tenho uma foto em casa dele pendurado na nossa parede. Ele era o nosso homenzinho de aço”, disse o pai de Jeffrey, Richard Baldwin

Então, tudo certo, né? Os moradores da cidade já reuniram dinheiro pra fazer a estátua e a homenagem póstuma vai ser bem bonita. Exceto que não vai acontecer como deveria.

Para usar o símbolo do Superman na estátua de Jeffrey, os responsáveis pelo projeto tiveram de pedir autorização à DC Entertainment, a empresa que gere a imagem do Homem de Aço, que recusou o pedido: “Basicamente, eles não quiseram que o Superman fosse associado com abuso infantil. Eles não estavam confortáveis com isso. Para ser justo com a DC, eu não acho que eles quiseram recusar. Acho que eles pensaram bastante sobre isso“, disse Todd Boyce, organizador desse memorial, ao CBC.

Obviamente, existem várias razões para discordar da DC nesse assunto. Não há nenhum tipo de dano sendo feito à imagem da editora ou do personagem, ninguém está lucrando em cima dasmarcas dela e é preciso um nível especial de imbecilidade para ligar a imagem do Superman com abuso infantil nesse caso e não com a inocência ou imaginação infantil. Inclusive, há um ótimo artigo no BleedingCool escrito por um advogado que detalha essas questões.

A decisão da DC já começou um protesto nas redes sociais. Ainda pequena, a ação vem sendo organizada por uma página no Facebook e envolve os fãs do Superman trocando as suas imagens de perfil pelo S do Superman, mostrando apoio ao memorial de Jeffrey Baldwin.

#ATUALIZADO: Todd Boyce, organizador disso tudo, revelou no Twitter que a DC voltou atrás na sua decisão e cedeu o uso do símbolo do Superman na estátua do memorial do jovem Jeffrey Baldwin:

via Time


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários