Ex-Editora da Vertigo diz que Constantine da DC Comics “não é o verdadeiro”

Leandro de Barros

  sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ex-Editora da Vertigo diz que Constantine da DC Comics “não é o verdadeiro”

Karen Berger diz que o Constantine da DC Comics é uma versão reduzida do personagem da Vertigo

Desde que a DC mandou concluir Hellblazer – que era publicado pela Vertigo – e colocou John Constantine como membro da Liga da Justiça Sombria e com sua própria série mensal na DC, uma discussão enorme entre os fãs do trapaceiro britânico começou: afinal, aquele era ou não o Constantine?

Essa discussão não era sobre a “identidade” do personagem (se aquele cara era o verdadeiro John Constantine), mas sobre a validade da presença dele entre as HQs de super-heróis normais, com as suas limitações de público e temas. Afinal, um Constantine para menores pode ser considerado um Constantine?

Agora, alguém com muita autoridade sobre o personagem deu sua visão pra essa discussão. Em uma matéria do Slate sobre o estado do personagem quando sua série de TV está prestes a estrear (o primeiro episódio de Constantine vai ao ar hoje nos EUA), a dona Karen Berger (ex-editora da Vertigo e praticamente uma mãe pro personagem) comentou o assunto:

[qutoe]Eles pegaram o personagem e colocaram no lugar uma versão reduzida. Pelo que eu entendo, aquele não é o verdadeiro Constantine[/quote]

Além de Berger, o roteirista Peter Milligan (o último roteirista de Hellblazer e que escreve a Liga da Justiça Sombria) também comentou a situação:

Quando a versão do Constantine em Os Novos 52 se tornou a única versão do personagem, ele se tornou apenas um velhote britânico que faz algumas mágicas

E pra você, leitor? Um Constantine com limitações etárias e temáticas pode ou não contar como “o verdadeiro Constantine”?


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários