Encomendas da revista solo do Rocket Raccoon chega à números impressionantes

Leandro de Barros

  quarta-feira, 04 de junho de 2014

Encomendas da revista solo do Rocket Raccoon chega à números impressionantes

Primeira edição da série de Skottie Young será a segunda revista mais vendida do ano logo de cara

Muita gente pode se dizer contra o boicote da Marvel ao Quarteto Fantástico nos quadrinhos para evitar propaganda gratuita para o filme da 20th Century Fox (a gente acha que é escrotidão), mas o mercado norte-americano parece concordar com a ideia da editora de substituir a sua família mais antiga pelos Guardiões da Galáxia.

Se não concordam, pelo menos lá nos EUA, o público comprador de HQs está sendo conivente com a estratégia da Casa das Ideias.

rocket raccoonEu digo isso porque, enquanto a nova mensal do Quarteto vem lutando pra manter as vendas na casa das 35 mil edições por mês, a série solo do Rocket Raccoon, escrita e desenhada por Skottie Young, já bateu a marca de 300 mil edições encomendadas.

Como a gente já comentou por aqui antes, o sistema americano de vendas de gibis funciona diferente do sistema brasileiro. Através do sistema de solicitações (imagens e sinopses de futuras revistas, que servem de preview pro público), os lojistas passam aceitar encomendas dos seus clientes e, por sua vez, compram uma determinada quantidade de edições das revistas das editoras americanas, para poder repassá-las depois.

Por isso, é surpreendente a informação de que a revistado Rocket Raccoon já soma mais de 3 centenas de encomendas pelo solo americano. Para se ter uma noção, só as encomendas colocarão a revista como a segunda mais vendida do ano, perdendo apenas para a primeira edição da nova Amazing Spider-Man, com o retorno de Peter Parker aos hábitos de ser o Homem-Aranha – mais do que isso, apenas a mensal do Batman bate regularmente a meta de 100 mil edições mensais, o que faz com que Rocket Raccoon #1 provavelmente já tenha um lugarzinho cravado no Top 10 de revistas mais vendidas do ano por lá.

E isso tudo sem nenhum tipo de incentivo extra por parte da Marvel – normalmente, as editoras oferecem alguns tipos de “agrados” quando querem aumentar as vendas de uma revista ou bombar um lançamento. Elas podem lançar várias capas alternativas (e colecionadores encomendam várias edições desses lançamentos), fazer com que revistas sejam retornáveis (as edições não-vendidas pelos lojistas podem ser devolvidas para a distribuidora, o que incentiva os caras a encomendar mais cópias) e outras coisas do gênero. Dessa vez, além de um pequeno preview durante o Free Comic Book Day, a Marvel não fez mais nada além de confiar no magnetismo natural do Rocket Raccoon aliado à arte impecável de Skottie Young.

E com o filme dos Guardiões da Galáxia chegando, parece inevitável: o Rocket Raccoon será o rosto de 2014 na cultura pop.

via BleedingCool


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários