Criador de Calvin & Haroldo revela não ter intenção de transformar suas tirinhas em filmes animados

Leandro de Barros

  quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Criador de Calvin & Haroldo revela não ter intenção de transformar suas tirinhas em filmes animados

Bill Watterson comenta que não vê vantagem numa adaptação em animação de Calvin & Haroldo

É bem raro encontrar alguém que efetivamente NÃO GOSTE de Calvin & Haroldo, tirinhas criadas por Bill Watterson. Tanto é assim que essa é uma das frases ditas no documentário sobre a obra.

Sendo assim e assim sendo, como essa preciosidade em quadrinhos nunca foi adaptada e transformada para milhares de outras mídias como praticamente toda e qualquer obra dos dias de hoje? A resposta para essa pergunta é o próprio Bill Watterson.

Apesar de ser meio recluso e averso à entrevistas, o quadrinista cedeu alguns minutos do seu tempo para conversar com o Mental Floss. Aliás, vale abrir um pequeno parêntesis aqui para dizer que a entrevista está bem interessante e o Watterson fala sobre vários pontos interessantes como o papel das tirinhas no mundo de hoje e afins. Vale a pena ler completa no link acima.

Mas voltando aqui ao raciocínio.

Bill Watterson é a barreira entre Calvin & Haroldo e milhões de adaptações cinematográficas e em outras mídias. E ele explicou o porquê de não podemos ver uma animação das tirinhas:

A sofisticação visual da Pixar me surpreende, mas eu não tenho nenhum interesse em uma animação de Calvin & Haroldo. Se você já comparou um filme com o livro em que ele é baseado, você sabe que o material do livro sempre sofre mais. É inevitável, porque mídias diferentes possuem forças e necessidades diferentes e, quando você faz um filme, as necessidades de um filme precsiam ser saciadas. Enquanto tirinha, Cavil & Haroldo funciona exatamente como eu queria que funcionasse. Não há vantagem nenhuma pra mim em uma adaptação

Embora ver uma versão animada de Calvin & Haroldo escrita pelo próprio Watterson fosse algo bem legal, há de se compreender a decisão dele. Afinal, filmes podem ser populares, mas não há nada de errado com tirinhas e essa necessidade de se adaptar tudo é meio sufocante às vezes.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários