Cerca de 500 contos de fadas inéditos são descobertos na Alemanha

  Leandro de Barros  |    terça-feira, 06 de março de 2012

O material de um famoso historiador que viveu na época dos irmãos Grimm foi descoberto na Alemanha

Foram encontrados na cidade de Regensburg na Alemanha cerca de 500 contos de fadas inéditos que estavam guardados há cerca de 150 anos. Os contos são parte de uma coleção de mitos, lendas e contos de fadas reunidas pelo historiador Franz Caver von Schönwerth (1810-1886) na região bávara de Oberpfalz na mesma época dos famosos irmãos Grimm.

Von Schönwerth passou décadas da sua vida entrevistando camponeses e trabalhadores rurais sobre hábitos, tradições, costume e história da região e transcrevendo tudo que lhe era contado. Seu trabalho foi tão meticuloso e impressionante que, em 1885, Jacob Grimm disse que não havia ninguém na Alemanha que fizesse esse trabalho de modo tão preciso e completo quanto von Schönwerth. Grimm chegou ao ponto de dizer ao Rei Maximilian II da Bavária que a única pessoa capaz de substituir o trabalho dele e de seu irmão era von Schönwerth.

O historiador reuniu toda a sua pesquisa em um livro chamado Aus der Oberpfalz – Sitten und Sagen, que foi publicado em três volumes em 1857, 1858 e 1859, caindo na obscuridade logo depois disso.

Dos 500 contos de fadas descobertos, alguns são totalmente inéditos. Outros, são versões modificadas de contos famosos, como da Cinderela ou de Rumpelstiltskin.

Seja como for, deu pra ouvir daqui o grito de felicidade do pessoal da Disney e de Hollywood. 500 novos contos! Já possuem material o suficiente para fazer filmes pelos próximos dois milênios.

Leia um dos contos aqui. A imagem que ilustra esse texto é de autoria de Barbara Stefan de um dos contos descobertos na Alemanha, chamado King Golden Hair.

via The Guardian


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários