Autora de Jogos Vorazes anuncia novo livro

Leandro de Barros

  quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Autora de Jogos Vorazes anuncia novo livro

Intitulado Year of the Jungle, novo projeto de Suzanne Collins, será um livro ilustrado auto-biográfico desenhado por James Proimos

Qual o caminho a seguir depois de se criar uma franquia literária adolescente de sucesso, que marca para sempre a sua carreira? J.K. Rowling deu um tempo, esperou todos os filmes de Harry Potter sairem e anunciou um novo livro, dessa vez para adultos. Suzanne Collins, autora de Jogos Vorazes, seguiu um caminho diferente.

Hoje, a editora Scholastic anunciou oficialmente o novo livro da escritora, que se chamará Year of the Jungle (Ano da Selva, numa tradução não-oficial). Curiosamente, o livro mostrará uma garota na floresta, assim como a trilogia Jogos Vorazes, mas não da maneira como você espera.

Year of the Book será um livro ilustrado auto-biográfico que contará um ano da vida de Suzanne Collins, quando ela estava na primeira série e viu o pai partir para lutar no Vietnã. O projeto será destinado à crianças de quatro anos e terá ilustrações de James Proimos.

Por muitos anos eu tive, perto da minha cadeira de escrever, um cesto de vime com cartões-postais que o meu pai me mandou do Vietnã e fotos daquele ano, mas eu nunca consegui encontrar uma maneira de contar essa história. Essa história tem elementos que podem ser assustadores para o público e seria fácil para a arte ressaltar esses elementos. Poderia ser uma arte realmente linda, mas [esses elementos] ainda assim poderiam ser um obstáculo para uma criança, o que acabaria com o sentido em se fazer esse livro. Então um dia eu estava almoçando com Jim [Proimos] e contando à ele sobre essa ideia e ele disse ‘Parece fantástico’. Eu olhei pra ele e tive esse flash da história através dos olhos dele, com a arte dele. Foi como tivessem me dado a chave de uma porta fechada. Então eu perguntei se ele queria fazer e ele disse sim. De tarde, no trem de volta para casa, o livro começou a se mostrar na minha cabeça. Existe um humor natural e um senso de diversão no desenho dele que faz a história ser acessível. Enquanto a vida emocional da protagonista vai em direção à lugares sombrios, as imagens lindamente mantém o ritmo, mas nunca perdem a qualidade do Proimos. A arte dele fez essa história possível“, contou Collins.

Abaixo, você pode ver a capa do livro:

Year of the Jungle deve sair em 2013 nos EUA e, claramente, ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Se você acha estranho a autora de uma série violenta como Jogos Vorazes escrever algo para um público tão infantil, vale lembrar que Suzanne Collins costumava ser roteirista da Nickelodeon.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários