Artes de Jack Kirby para o filme Argo serão leiloadas nos EUA

Leandro de Barros

  segunda-feira, 29 de julho de 2013

Artes de Jack Kirby para o filme Argo serão leiloadas nos EUA

Jim Lee, dono de algumas das artes que Jack Kirby fez para o filme-falso Argo, vai leiloar as peças históricas em Agosto

Você já viu Argo, vencedor do Oscar de Melhor Filme no começo do ano? No longa, vemos uma operação da CIA para conseguir resgatar 6 americanos que estavam escondidos no Irã, durante um evento que ficou conhecido como a “crise de reféns no Irã”.

O plano da CIA envolvia a criação de um filme falso que fosse gravado no Irã, dando a brecha para a retirada dos reféns americanos no país. Não foi exatamente o plano mais brilhante que a agência já criou, mas deu certo.

Argo Kirby 01

Reparem na presença do Cubo Cósmico da Marvel Comics

Porém, para que rolasse esse sucesso, era preciso fazer com que o filme falso (intitulado Argo) fosse realmente anunciado como verdadeiro, que rolasse matérias em jornais e revistas e que o projeto ganhasse todas as etapas habituais de uma produção hollywoodiana da época. Isso incluiu a criação de artes conceituais do filme, que foram desenhadas por ninguém mais e ninguém menos que Jack Kirby, co-criador de personagens como Hulk, Thor, Capitão América, Quarteto Fantástico e outros.

Depois da missão ter sido bem sucedida, essas artes acabaram ficando guardadas em algum lugar de Hollywood, até que um jovem desenhista chamado Jim Lee (que viria a ser o co-editor da DC Comics) comprou essas artes num leilão e as pendurou na parede.

Galactus ao fundo

Galactus ao fundo

O tempo passou e, eventualmente, Jim Lee descobriu que aquelas artes que ele tinha eram, na verdade, peça-central de uma operação da CIA. Com o aumento de valor das peças, o desenhista resolveu leiloá-las.

As duas artes que ilustram essa matéria estarão em leilão no Heritage Auctions durante os dias 1 e 3 de agosto. A expectativa é que cada peça seja vendida por, no mínimo, $10 mil dólares.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários