Alan Moore rejeitou milhões de dólares para aprovar Before Watchmen

  Leandro de Barros  |    segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Escritor inglês diz que deixou de ganhar milhões de dólares para não corromper seus princípios

As revistas da série Before Watchmen, prelúdios da graphic novel escrita por Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons, estão sendo publicadas em formato físico nos EUA e em formato digital no mundo e estão conseguindo alguns bons resultados no campo comercial para a DC. Porém, apesar disso tudo, a polêmica sobre a validade ou não das novas histórias dentro da cronologia de Watchmen continua.

Depois de Dave Gibbons ter dito que recebeu uma bolada para “abençoar” os prelúdios de Before Watchmen, apesar deles não valerem de nada, agora é a vez de Alan Moore dizer que recusou alguns milhões de dólares pelo mesmo “serviço”.

Bem, eles me perguntaram se podiam me dar uma grande quantidade quantidade de dinheiro para lançar esses prelúdios de Wathcmen – que eles iriam fazer de qualquer forma – e esse valor estava em torno de uns dois milhões de dólares. Eu imagino que com todos os filmes [baseados no trabalho de Alan Moore], seriam mais uns tantos milhões. De certa forma, é realmente estimulante fazer esse tipo de coisa. Você não pode comprar esse tipo de poder, de saber que até onde você tenha ciência, você não tem preço, que não há quantidade de dinheiro que seja o suficiente para te fazer comprometer nem que seja um pedacinho dos seus princípios que, afinal, não faria diferença de qualquer forma. Eu aconselho que todos façam isso ou, de outra forma, você acaba sendo dominado pelo dinheiro e você não quer que o dinheiro comande a sua vida. O dinheiro é bom se permite que você aproveite a vida e seja útil para as outras pessoas mas, como algo que é apenas um meio para os fins, é inútil“, disse Moore.

Eu ainda sou da opinião de que o escritor britânico deveria ter aceitado o dinheiro e ter dito mesmo assim que Before Watchmen não fazia parte da cronologia de Watchmen. Apesar do dinheiro não fazer diferença pra ele, o dinheiro faz diferença pra DC e seria a maneira de trollar a editora.

Seja como for, ver os prelúdios como histórias “alternativas” com aqueles personagens, parece ser mesmo o melhor caminho a seguir – Leia as nossas reviews de Before Watchmen!

via Left Lion


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários