Por que 12 de outubro é o Dia das Crianças?

Luiz Alexandre Andrade
@luizalexandre82

  segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Coluna /// História em Cartaz História em Cartaz

Por que 12 de outubro é o Dia das Crianças?

O feriado não é pelo Dia das Crianças, mas você sabe porque hoje é o nosso dia?

Assim como a maioria das datas como o “Dia das Mães” e o “Dia dos Pais”, o Dia das Crianças possui um forte apelo econômico, apesar de nem sempre ter sido assim.

O Brasil foi pioneiro em instituir uma data comemorativa às crianças. Em 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho criou a homenagem sendo o dia 12 de outubro a data festiva. O projeto foi aprovado em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes.

No entanto foi somente no final dos anos 1950 que a comemoração ganhou força. A fábrica de brinquedos Estrela em parceria com a Johnson & Johnson lançou uma nova boneca chamada “Bebê Robusto”. A ideia era vender muita boneca ao redor do Dia das Crianças tanto que foi criada a “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso comercial foi enorme. Nos anos seguintes a estratégia foi sendo repetida e outras empresas entraram na onda usando a mesma data para fazer promoções de brinquedos e outros artigos infantis. O 12 de outubro ganhou a repercussão que tem nos dias de hoje.

Com a Declaração dos Direitos da Criança oficializada pela UNICEF no dia 20 de novembro de 1959, muitos países adotaram essa data para comemorar o Dia das Crianças.

Sobre » História em Cartaz

Fatos, curiosidade e referências históricas de filmes, séries de TV, games e livros você encontra aqui no História em Cartaz, a coluna que vai te mostrar que Historia não é um assunto chato.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários