História do Dia Internacional da Mulher

Luiz Alexandre Andrade
@luizalexandre82

  sábado, 07 de março de 2015

Coluna /// História em Cartaz História em Cartaz

História do Dia Internacional da Mulher

A luta feminina por direitos iguais não pára - mas você sabe como tudo começou?

Um dos destaques na entrega do Oscar 2015 foi o discurso da vencedora na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, Patricia Arquette. Depois de agradecer pelo prêmio, a atriz aproveitou para mostrar que a vida de uma estrela feminina de Hollywood não é assim tão cheia de glamour:

[Dedico] a toda mulher que já deu à luz, todo cidadão que paga seus impostos, nós lutamos pelos direitos de todo mundo. É nossa vez de termos salários igualitários para todos e direitos iguais para as mulheres nos Estados Unidos.

A luta por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos com a equiparação dos salários ao dos homens, estava na pauta de reivindicações de um grupo de operárias no dia 8 de março de 1857. Naquele dia, as operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York resolveram fazer uma greve ocupando a fábrica para chamar atenção as suas reivindicações. Além das listadas já acima, estas mulheres pediam também redução da carga horária de trabalho diário de 16 horas para 10 e respeito dentro do ambienta de trabalho.

A reação ao ato das operárias foi cruel. Elas foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada logo e seguida. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas.

A data entrou para a história quando em 1910, durante uma conferencia na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher” em homenagem as operárias que morreram na fábrica. Em 1975, a ONU oficializou a data.

No Brasil, a data de 24 de fevereiro de 1932 é bastante significativa para a luta dos direitos das mulheres, pois neste dia foi instituído o voto feminino depois de anos de reivindicações e lutas.

Sobre » História em Cartaz

Fatos, curiosidade e referências históricas de filmes, séries de TV, games e livros você encontra aqui no História em Cartaz, a coluna que vai te mostrar que Historia não é um assunto chato.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários