Documentários históricos na Netflix

Luiz Alexandre Andrade
@luizalexandre82

  sexta-feira, 10 de julho de 2015

Coluna /// História em Cartaz História em Cartaz

Documentários históricos na Netflix

Não precisa nem sair de casa para absorver um pouco de cultura

Aqui nesse espaço já comentamos sobre história em algumas ficções históricas, mas se existe outra forma visual de se contar história essa forma é o documentário. Mesmo construídos em narrativa semelhante a um filme de ficção (montagem, trilha sonora, personagens), os documentários servem-se de um grande material documental que varia de filmes a documentos escritos. Para você que gosta de documentários históricos, listamos abaixo 5 títulos presentes no catálogo da Netflix que podem chamar sua atenção:

Hiroshima: BBC History of World War II

Neste documentário do canal britânico BBC, os fatos que marcaram o lançamento da bomba atômica em Hiroshima no final da Segunda Guerra Mundial são contados através de material da época, mas também com recriações através de efeitos especiais e dramatizações. A bomba em Hiroshima foi lançada no dia 06 de agosto de 1945 e foi o primeiro ataque nuclear da história.

Ano: 2005

Duração: 1h 29min

montezumaMontezuma

Montezuma foi um dos mais importantes governantes astecas com reinado entre os anos de 1502 e 1520. Neste documentário também da BBC, Dan Snow apresenta a figura histórica de Montezuma e os fatos que marcaram a trajetória do imperador asteca, assim como o encontro entre o nativo americano com os europeus liderados por Hernan Cortez.

Ano: 2009

Duração: 51min

Auschwitz: Inside The Nazi States

Com imagens de época e dramatizações, esse documentário resgata um dos capítulos mais tenebrosos da história humana: o holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. Em particular, este documentário da BBC foca o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na verdade, uma rede de campos localizados aos no sul da Polônia.  “Auschwitz: Inside The Nazi States” trata-se de uma minissérie documental de quatro partes com média de 47 minutos cada episódio:

Ano: 2005

Junho: o mês que abalou o Brasil

Neste documentário dirigido por João Weiner, as manifestações de junho de 2013 que abalaram o Brasil e repercutiram mundialmente são documentadas e expostas. Desde as manifestações contra o aumento das tarifas dos transportes públicos em São Paulo até a grande mobilização nacional contra a corrupção, “Junho” mostra quando os brasileiros foram às ruas para lutarem por seus direitos.

Ano: 2014

Duração: 1h 11min

20451072Caverna dos Sonhos Esquecidos

Neste belíssimo documentário de Werner Herzog, a caverna de Chauvet, na França, é explorada em seus mais ricos detalhes. Com as pinturas rupestres mais antigas já encontradas, o documentário registra vestígios da aurora da humanidade com belas imagens e com uma narrativa emocionante.

Ano: 2010

Duração: 1h 30min

Sobre » História em Cartaz

Fatos, curiosidade e referências históricas de filmes, séries de TV, games e livros você encontra aqui no História em Cartaz, a coluna que vai te mostrar que Historia não é um assunto chato.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários