5 filmes sobre imigração

Luiz Alexandre Andrade
@luizalexandre82

  sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Coluna /// História em Cartaz História em Cartaz

5 filmes sobre imigração

A Europa enfrenta uma crise humanitária e por isso separamos 5 filmes sobre imigração para te ajudar a entender melhor o que está acontecendo

O princípio da história da humanidade também é o início da dominação territorial do planeta pela espécie humana. Do nomadismo ao sedentarismo, diferentes grupos humanos se espalharam pelo mundo ocupando os cinco continentes. Nos primórdios, tais mobilizações seguiam a razão da busca por recursos que garantiriam a sobrevivência.

Milhares de anos depois, mesmo com a humanidade residindo grandes cidades ou vivendo tranquilamente em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, o movimento de saída de um lugar para o outro ainda se fez perceber. Seja em busca de melhores condições de vida ou fugindo de conflitos ou perseguições, o ser humano continua fazendo do seu planeta um espaço dinâmico.

Hoje, a Europa vive uma crise humanitária de imigração que só se tinha visto antes durante a Segunda Guerra Mundial. Sírios fogem da violenta guerra civil que aflige o país, afegãos e eritreus deixam seus países para escapar da pobreza e das violações dos direitos humanos, grupos imigrantes também vêm da Nigéria o do Kosovo tentando encontrar na em outros países um novo recomeço e proteção.

Abaixo você tem uma lista de cinco filmes sobre o tema que ajudam na reflexão sobre a imigração e a vida daqueles que decidem deixar sua terra natal:

1. Coisas Belas e Sujas (2002)

Okwe (Chiwetel Ejiofor) é um imigrante nigeriano ilegal que vive em Londres. Trabalhando como taxista durante o dia e recepcionista de um hotel durante a noite, ele acaba encontrando um coração humano ao desentupir um vaso sanitário. Não podendo chamar a polícia em virtude da sua condição no país, Okwe contará com a ajuda de quem realmente confia, Senay (Audrey Tatou) uma camareira turca que trabalha no hotel. Os dois descobrem que um dos funcionários do hotel está envolvido em tráfico de órgãos e os doadores ganham um passaporte falso para irem de um país ao outro em troca de um rim.

2. Bem-vindo (2009)

Bilial (Firat Ayverdi) é um adolescente de 17 anos de origem curda que viaja do Oriente Médio até a Europa para visitar a namorada na Inglaterra, no entanto é barrado na fronteira. Disposto a encontrar sua namorada, o rapaz decide atravessar a nado o Canal da Mancha e contará com a ajuda de seu professor, Simon (Vicent Lindon) para alcançar seu objetivo.

3. Tempos de Paz (2009)

img476

No ano de 1945, o governo de Getúlio Vargas sofre com a pressão externa devido ao fim da Segunda Guerra Mundial. Com centenas de pessoas que foram torturadas pelo regime ganhando liberdade, Segismundo (Tony Ramos) teme com que seja alvo de vingança por ter participado da Polícia Política de Vargas. Como chefe de imigração na Alfândega do Rio de Janeiro, Segismundo tem como função evitar a entrada de nazistas no país. Durante uma das averiguações, ele questiona Clausewitz (Dan Stulbach), um ex-ator polonês que terá que usar de todos seus talentos para provar que não é um nazista.

4. Um Dia Sem Mexicanos (2004)

um-dia-sem-mexicanos

Do dia para a noite, um terço da população simplesmente desaparece. Os 14 milhões de desaparecidos tem algo em comum: são todos de origem hispânica. Médicos, policiais, babás, profissionais que garantiam o bem estar da população branca muitas vezes realizando “trabalhos que os Americanos não querem fazer”. Com o desaparecimento dessas pessoas, os californianos começam a entender a importância dos latinos, antes desvalorizados.

5. Uma Vida Melhor (2011)

Carlos Galindo (Damian Bichir) é um imigrante mexicano ilegal que deseja manter contato próximo com seu filho adolescente Luis (José Juián) que faz o possível para deixá-lo fora da influência das perigosas gangues de subúrbio de Los Angeles. Para isso, Carlos procura dar ao filho todas as oportunidade que nunca teve.

Sobre » História em Cartaz

Fatos, curiosidade e referências históricas de filmes, séries de TV, games e livros você encontra aqui no História em Cartaz, a coluna que vai te mostrar que Historia não é um assunto chato.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários