Vídeos de PES 2012 mostram uma grande evolução na jogabilidade, agora vai!

  Eder Augusto de Barros  |    domingo, 17 de julho de 2011

Fizemos uma análise comentada sobre cada uma das modificação do novo título dessa franquia KONAMI que dever ser lançado no fim deste ano para PS3, Xbox360, PC, Wii, PSP e PS2.

O canal @OfficialPES divulgou no YouTube 6 vídeos, comentados pelo PES Team Leader Europeu, com as evoluções na jogabilidade e inteligência artificial, e meus amigos, promete, promete muito.

Se você não viu, eu falei sobre o FIFA12 aqui, comentei inclusive que era um jogo muito promissor, e que provavelmente estava com a jogabilidade melhor que o PES, no entanto, acho que estava enganado, afinal, ainda não tínhamos base de comparação, os vídeos de PES ainda não haviam saído pelas interwebs, agora temos base de comparação, visual ao menos.

Sou suspeito para falar, jogo a franquia da KONAMI há pelo menos 10/12 anos, e nunca o troquei por FIFA, mesmo depois de experimentar o FIFA 11 para PS3 eu optei por comprar o PES 2011, tradição é tradição!

Overlapping Runs (vulgo, Abrir para Receber a Bola!)

Mas vamos ao que interessa, vou colocar vídeo por vídeo e fazer uma breve análise prévia de cada um. O primeiro vídeo fala da tecnologia Overlapping Runs, esta é de todas, a que mais me agrada, era uma dificuldade criar jogadas rápidas de contra-ataque no PES 2011 porque os jogadores não tinham esse movimento automático de abrir para receber a bola, e isso implicava em realizar várias maratonas com um mesmo jogador para criar um bom contra-ataque. Essa mudança deixará o jogo muito mais dinâmico e rápido, e claro, real. Veja o vídeo e você vai entender perfeitamente do que eu to falando.

Diagonal Runs (vulgo, Correr para o Espaço Vazio!)

Tá, eu sei que Diagonal Runs não significa o nome que eu dei, mas passo a explicar. Essa modificação, trabalha muito bem com a Overlapping Runs, porque antes o jogador que acompanhava o que tinha a bola, só corria em linha reta, sempre, e agora, ele basicamente corre na diagonal também, ou seja, corre para qualquer lado, buscando assim os melhores espaços livres no campo, agora sim as suas enfiadas de bola no meio da defesa vão funcionar na perfeição, se você tiver a visão de um camisa 10!

Dummy Runs (vulgo, Levar a Marcação!)

Essa requer inteligência do jogador, o jogo agora é seu parceiro, e os jogadores do seu time não selecionados jogam a favor, e vão abrir espaços para você fazer jogadas, vão puxar a marcação para você ter a oportunidade de bater no gol, vão aliviar a defesa para você dar aquele passe de camisa 10, mas repito, se você não tiver atento, não vai se aproveitar dessa mudança, promete, espero é que não crie confusão com as outras, vendo o vídeo você vai entende tudo.

Zonal Defense (vulgo, Defesa em Zona, ou Apertando a Marcação)

Isso não é Marcação em Zona, é mesmo apertar a marcação, ou seja, diminuir espaços entre o meio e a defesa do seu time, melhor posicionamento dos zagueiros e laterais, melhor posicionamento dos volantes e meias, em níveis autos, promete complicar as jogadas de ataque, mas se você souber usar as alternativas já mostradas, o jogo ficará muito mais real, se não souber, vai perder todas, ou empatar 0 a 0 :D

Zonal Marking (agora sim, Marcação em Zona!)

Esse complementa o anterior, o vídeo é auto explicativo, realmente, mostra as variações na inteligência dos defensores numa jogada de ataque, não tenho muito o que falar, assista!

Off the Ball Controls (vulgo, Controle Sem Bola!)

Esse vai dar o que falar, você poder controlar um jogador alvo, numa bola parada, e cobrar ao mesmo tempo, outra grande contribuição para o jogo bem mais real, a quantidade de gols em bolas paradas deve subir absurdamente, veja esta maravilha:

Bom meus caros é isso, essas mudanças realmente prometem para deixar o nosso querido PES ainda mais real, depois que estivermos todos bem treinados podemos fazer um campeonato do SuperNovo.net na PSN hein!

Como você já sabe, as equipes brasileiras que participaram da Libertadores esse ano, estarão no game. Grêmio, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, o campeão Santos e o Maior de Todos, o Supremo, o Todo-PoderosoCorinthians, também. Já podiam lançar o game com o Tevez, né? #VoltaCarlitos!

Você pode dar uma olhada no trailer do game, aqui.

Pro Evolution Soccer 2012 saí no fim do ano para PS3, Xbox 360, PC, Wii, PSP PS2.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários