Video-games podem fazer idosos ficarem menos depressivos

Leandro de Barros

  sexta-feira, 08 de março de 2013

Video-games podem fazer idosos ficarem menos depressivos

Estudo da Universidade da Carolina do Norte indica que possa haver uma conexão entre video-games e melhoria emocional em idosos. Mais estudos deverão ser efetuados para confirmar a informação

Um dos perigos de divulgar estudos e pesquisas feitas por cientistas é pegar dados e imputar as suas próprias conclusões ali. Porém, vamos tentar divulgar essa sem fazer isso.

Game Idosos

O Dr. Jason Allaire, professor de psicologia da Universidade da Carolina do Norte, liderou uma pesquisa realizada com um grupo de 140 pessoas com mais de 63 anos que mostrou que a prática de jogar video-games pode fazer com que os idosos fiquem menos depressivos.

Basicamente, o estudo envolveu na sua primeira parte um questionário sobre o hábito de jogar video-game pelos idosos. Surpreendentemente, 61% dos entrevistados disseram jogar video-games. Desses 61%, cerca de 35% disseram jogar video-games pelo menos uma vez por semana, enquanto o resto disse jogar “ocasionalmente”. Depois do questionário, os participantes foram sujeitados à diversos testes para avaliação emocional e de bem-estar social de cada um deles.

O resultado desses testes mostrou que os jogadores regulares e ocasionais possuem leveis emocionais e de bem-estar muito maiores do que os idosos que não jogam video-games. O estudo completo pode ser lido a partir desse link.

Apesar da pesquisa indicar que os video-games POSSAM melhorar os níveis emocionais e de bem-estar dos idosos, é preciso ter em mente alguns fatos. Em primeiro lugar, a amostra de pesquisa é muito pequena e com pouca variedade. Em segundo lugar, é preciso analisar outros hábitos e dados de cada participante para poder ver se a causa dessa melhoria de vida está realmente nos games ou em outra coisa.

É pensando nisso que o Dr. Jason Allaire já pretende avançar com o estudo: “A pesquisa publicada sugere que exista uma ligação entre o hábito de jogar e um melhor bem-estar e funcionamento emocional. Nós estamos atualmente planejando outros estudos para determinar se jogar games digitais realmente melhor a saúde mental de idosos“, disse Allaire.

Imagem e estudo do NC State


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários