Vários rumores sobre GTA V surgem na internet

  Leandro de Barros  |    sexta-feira, 04 de novembro de 2011

Um suposto jornalista britânico disse ter acesso ao escritório dos desenvolvedores de GTA V na Escócia e contou algumas novidades do jogo. Tudo não confirmado, claro

Aaah, a internet. Terra superpopulada, capaz de prover as mais belas imagens, os mais bonitos sentimentos, mas que normalmente não tem lá muita coisa boa.

A internet é um perigo e todos vocês sabem disso. Afinal, que outro lugar no mundo iria permitir que um idiotas gerissem um site com o logo de um macaco? Pois é.

Num fórum de discussão sobre o novo game da Rockstar, GTA V, um membro, que identificou-se como um “jornalista de uma revista britânica sobre o Playstation“, postou dizendo ter tido acesso à um pouco do game que já foi desenvolvido nos escritórios da desenvolvedora na Escócia.

Normalmente eu nem perderia meu tempo lendo o que o cidadão escreveu. Sem provas, o relato do tal “jornalista” tem tanto valor como o relato daqueles caras que “vieram do futuro” ou daquela loirinha gatinha que só tem uma foto que você encontrou num chat aleatório por aí. Mas, como o trailer do jogo foi lançado nessa semana e tudo que a gente pode fazer é especular, eu achei que não fazia mal ler o que o homem tinha dito.

Por acaso, até que o que ele falou faz sentido e por isso eu vou postar aqui, para que a gente possa discutir um pouco essas “informações”. Falsas ou não, pelo menos elas permitem que a gente pense sobre o que quer ver no jogo e pode gerar uma discussão interessante. Vamos lá:

1- O mundo do game é absolutamente massivo e vai levar o Xbox e o PS3 ao limite da capacidade. A cidade principal do jogo é Los Santos e ela tem, pelo menos, 4 vezes o tamanho de Liberty City em GTA 4. Só Los Santos. Ainda tem a área ao redor, praias, etc. Por exemplo, eu [o jornalista] vi o personagem principal (um afro-americano de 30 anos) viajar de carro do centro de Los Santos até a área mais afastada e levou cerca de 15 minutos. A paisagem é incrível e vai desde fazendas com gado, enormes turbinas eólicas, uma refinaria de petróleo, que parece ter cerca de 100 NPCs trabalhando nas máquinas, operando veículos, etc. As florestas são mais lindas do que em RDR [Red Dead Redemption] e possuem pessoas acampando, jovens NPCs bebendo e dançando perto de fogueiras, pessoaspraticando motocross, etc. Os efeitos da água, a fauna, a flora, tudo está lindo.

2- O sistema de tiro foi muito melhorado, com animações para agachar, rolar, escalar e rastejar todas com mais realismo. As animações para carregar a arma com mais munição também estão mais legais, menos estáticas.

3- Existem muitos elementos “escaláveis” no game, como escadas, etc.

4- Existem animais no jogo, desde cachorros até gado mas ainda não tive a confirmação de que seria possível ferir os animais. A Rockstar conseguiu lidar com isso em RDR porque era um retrado do mundo em que o game estava inserido. Permitir que cachorros/gado morram em um game ambientado nos dias atuais pode causar alguns problemas com a PETA. Não ficou claro se a Rockstar está falando sério em relação à isso

5- Existem aviões para pilotar e eles podem cair em prédios se você quiser…

6- A Rockstar incluiu muito, muito mais interiores no jogo, como um shopping, campus de faculdade, delegacia, um enorme hospital e uma vasta rede de esgotos que vão abrigar uma missão que envolve uma perseguição de jet ski

7- A cidade está cheia de NPCs correndo, malhando, batendo em mulheres, sendo perseguidos a pé por policiais, fazendo compras, lavando carros, consertando cercas, mudando de casa, abastecendo os carros, etc.

8- Carros poderão ser melhorados/reparados e foi considerada a possibilidade dos carros terem tanques de gasolina, fazendo com que os jogadores tenham de abastecer os carros;

9- O sistema de namoro do jogo desapareceu. Você ainda possui um celular mas só pessoas que você encontrará no jogo vão ligar e pedir pra você fazer uma missão ou falar qualquer outra coisa

10- O arsenal de armas é o padrão que nós esperamos, mas lança-chamas, minas de controle remoto e claymores [um tipo de mina usado pelo exército americano] estão incluídos. Agora é possível pegar objetos aleatórios na rua/prédios e usar como arma. Também existe um museu onde é possível roubar espadas antigas, machados, etc.

11- É possível fazer um vazamento de gasolina em um carro e se você atirar fogo na trilha de gasolina deixada, o fogo irá até o carro e vai explodí-lo

12- Mini-games como boliche, dardos, etc, todos foram retirados. Você pode jogar basquete, malhar, fazer queda de braço, entrar em triathlons, corridas aquáticas, canoagem, paraquedismo, escalada, base-jumping, ski diving. Mais ainda será confirmado.

13- A customização do personagem está de volta, mas apenas a roupa, o peso e etc. O personagem começa mais ou menos como CJ, não pode ser alterada a raça, idade, altura, etc.

14- Não há nenhum NPC criança no jogo.

15- Existe a habilidade de agarrar pessoas e usar como escudo ou como reféns.

16- Os policiais estão muito, muito, muito mais realistas. Se você matar alguém quando não houver nenhum policial por perto, você não correrá o risco de ter uma estrela de procurado, como tinha em GTA 4. Os policiais vão usar gás de fumaça e lacrimejante, cachorros, equipamento especiais e aríetes para derrubar as portas de prédios onde você estiver escondido.

17- Você pode entrar em alguns prédios e tracar as portas e empurrar objetos para fazer uma barricada.

18- Você vai ficando melhor nas coisas através do progresso do jogo. Se você só usar motos, então você vai melhorar suas habilidades de dirigir uma moto, o mesmo com armas individuais.

19- Algumas armas podem ser customizadas e até feitas de maneira caseira.

20- Uma missão envolve libertar um personagem de um jogo anterior da série.

21- Chuvas torrenciais, terremotos e sol forte serão alguns climas do game.

Como eu disse amigos, nada mais do que rumores. Talvez algum troll criativo, talvez seja verdade. Vale a discussão, pelo menos.

GTA V não tem data de lançamento ainda.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários