Valve divulga as especificações dos protótipos da Steam Machine

Leandro de Barros

  segunda-feira, 07 de outubro de 2013

Valve divulga as especificações dos protótipos da Steam Machine

Os prótotipos da Steam Machine que serão testados antes do lançamento tem especificações divulgadas pela Valve

steam machines

Na última semana, a Valve realizou uma série de anúncios sobre seus planos futuros para o mercado de hardware na indústria dos games. Basicamente, a empresa anunciou um PC/console próprio chamado Steam Machine, um sistema operacional baseado no Linux chamado SteamOS e um controle para jogos chamado Steam Controller.

A Valve também disse que irá realizar uma sessão de testes com a Steam Machine e o Steam Controller pelos próximos meses, onde enviará cerca de 300 protótipos de ambos os itens para voluntários que se candidataram pelo site da empresa.

Na última sexta-feira, a Valve revelou então as especificações dessas 300 máquinas que serão testadas por usuários voluntários – e, devo dizer, são especificações bem gatonas e com algumas variações.

Confira:

  • Placas Gráficas: algumas unidades terão a NVidia Titan, algumas a GTX780, algumas a GTX760 e algumas a GTX660;
  • Processadores: algumas unidades terão o Intel i7-4770, outras o i5-4570 e outras o i3;
  • Memória RAM: 16Gb DDR3-1600 (CPU), 3GB DDR5 (GPU);
  • Espaço para Armazenamento de Dados: 1TB/8GB Hybrid SSHD;
  • Fonte: 450w 80 Plus Gold;
  • Dimensões: aproximadamente 12 x 12.4 x 2.9

Vale lembrar que essas especificações são apenas dos protótipos e várias versões diferentes da Steam Machine estarão disponíveis com o tempo, conforme a própria Valve explica:

Para deixar claro, essas especificações não são feitas para servir a necessidade dos dez milhões de usuários do Steam. Deve, porém, ser o tipo de máquina que uma porcentagem significante dos usuários do Steam podem querer comprar – aqueles que querem muita performance em um pacote de alto calibre para sua sala de estar. Muitos outros podem optar por máquinas que foram cuidadosamente desenvolvidas para custar menos ou serem menores ou super-silenciosas, e teremos Steam Machines que irão encaixar nessas descrições

Não dá para negar que essas especificações são bem atraentes. O problema, obviamente, deve ser o preço dessa brincadeira. Não só uma máquina assim deve custar o preço de um fusquinha usado no Brasil, como o Steam Controller (com a tecnologia apresentada por ele no seu anúncio), também deve custar os olhos da cara – e talvez dizer isso não seja força de expressão.

Seja como for, parece que a Valve está apostando em customização nos seus lançamentos. Não só o SteamOS é de graça e pode ser usado por qualquer um e em qualquer PC, como o Steam Controller também não é exclusivo da Steam Machine e o próprio PC terá várias versões, todas personalizáveis.

O futuro é customizável, aparentemente.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários