Valve anuncia programa de compartilhamento de jogos no Steam!

Leandro de Barros

  quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Valve anuncia programa de compartilhamento de jogos no Steam!

Plataforma digital da Valve terá função de compartilhamento de games a partir da semana que vem

Lembra daquela informação que a gente divulgou há algum tempo atrás que o Steam iria passar a ter a função de compartilhar os jogos entre usuários? Pois bem, vejam só: a Valve anunciou hoje o Steam Family Sharing, uma nova função dentro do Steam que “permite que amigos próximos e membros da família partilhem as suas bibliotecas de games no Steam”.

Steam Valve

A funcionabilidade estará disponível a partir da semana que vem, em fase de beta limitada e permitirá que um jogador possa jogar um game da lista de outro jogador, cada um ganhando seus próprios achievements e armazenando seus próprios saves e informações particulares em nuvem.

Nossos consumidores expressaram o desejo de compartilhar seus jogos digitais entre amigos e membros da família, como jogos, livros, DVDs e outras mídias físicas podem ser compartilhadas. O Family Sharing foi criado como uma resposta direta para esses pedidos

Como vai funcionar? Em primeiro lugar, uma autorização precisa ser concedida para que um usuário possa acessar a livraria de outro. Com a autorização concedida, a biblioteca de games do usuário no Steam fica disponível para o amigo/familiar jogar, mas sempre com a prioridade pra ele. Ou seja: se você tem lá um Skirym e empresta o jogo pra um amigo, mas quer jogar o Skyrim ao mesmo tempo que o seu amigo já está jogando, a prioridade será sua. O seu amigo vai ter alguns minutos para decidir se compra o game ou salvar e sair.

Outras questões interessantes para se ter em conta é a limitação de pessoas que podem emprestar uma mesma biblioteca. Apenas 10 pessoas poderão compartilhar da sua biblioteca – e não será possível emprestar um game específico, apenas a biblioteca inteira. Além disso, só uma pessoa poderá usar a biblioteca compartilhada de cada vez, o que significa que mesmo que o seu amigo esteja jogando o game X e você queira o game Y, apenas um de vocês poderá usar a biblioteca – no caso, o dono dela e não quem está usando “emprestado”.

Outro ponto a se ter em conta é que nem todo game estará disponível para empréstimo no Steam. Títulos que necessitam de uma assinatura ou registro adicional (como os da Ubisoft com a uPlay) não poderão ser emprestados.

Sobre DLCs e afins, qualquer conteúdo extra que já foi comprado pelo dono da biblioteca poderá ser utilizado pelos amigos que terão o compartilhamento, mas os amigos não poderão comprar um DLC de um jogo que ele não tenha. Voltando no exemplo do Skyrim, caso o jogador A tenha o game e o jogador B não tenha E queira comprar o DLC Heartfire para os dois usarem juntos, ele não poderá fazer pois não tem o jogo-base.

Por fim, restrições geográficas de qualquer título continuarão válidas e se caso algum dos seus amigos que emprestarão os seus games for pego trapaceando ou burlando as regras, você poderá perder o seu direito ao Family Sharing.

Para se registrar para o uso da beta, clique aqui.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários