Valve anuncia o Steam Controller

Leandro de Barros

  sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Valve anuncia o Steam Controller

O último anúncio da Valve não era Half-Life 3, mas um controle para usar na Steam Machine

Terminando a sua semana de super-anúncios, a Valve divulgou a terceira parte do seu projeto de hardwares. Depois de começar com o SteamOS, sistema operacional, e prosseguir com o Steam Machines, o seu PC para jogos, chegou a vez de anunciar o Steam Controller, um controlador de jogos para essa brincadeira toda.

Steam Controller

O Steam Controller, imagem acima, é um controle da Valve desenvolvido especialmente para funcionar com as Steam Machines, mas que é um pedaço de hardware com vida própria e que pode funcionar em qualquer PC conectado ao Steam (para jogar qualquer game do serviço).

Um dos atrativos do dispositivo, de acordo com a Valve, é a existência dos dois trackpads hápticos (as duas superfícies que estão no lugar de onde estariam as alavancas direcionais tradicionais). Esses trackpads são clicáveis e, de acordo com a Valve, funcionam com um algo grau de precisão que não dava para ser atingido com os direcionais tradicionais, sendo o mais próximo de um mouse que a empresa conseguiu desenvolver.

No centro do controle, ainda temos uma tela sensível ao toque que também é clicável.

Assim como as Steam Machines, o Steam Controller passará por um período de beta testes com usuários da Steam antes do seu lançamento oficial.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários