Square-Enix já pretende fazer sequências de Final Fantasy XV

Leandro de Barros

  quinta-feira, 13 de junho de 2013

Square-Enix já pretende fazer sequências de Final Fantasy XV

Diretor da franquia afirma que a Square deve avançar a história de Final Fantasy XV em mais jogos

FF-Versus-XII-Noctis

A Square-Enix já desenvolve Final Fantasy XV há, pelo menos, 7 anos – o game foi apresentado pela primeira vez na E3 2006, quando ainda fazia parte do projeto Fabula Nova Crystallis e se chamava Final Fantasy Versus XIII.

Porém, no mercado de hoje, se a empresa demorar 7 anos para publicar cada Final Fantasy, ela vai à falência. É por isso que a Square tem adotado a estratégia de empresas como Ubisoft e tem lançado um Final Fantasy por ano desde 2011, mesmo que isso signifique extender a trama de Final Fantasy XIII em três jogos, por exemplo.

O próximo título principal da franquia será Final Fantasy XV que sai em março de 2014, para PS4 e Xbox One – e a Square já pensa em sequências para sua história.

Tetsuya Nomura, diretor da franquia, disse em entrevista à Famitsu que “apesar de Final Fantasy XV ter um clímax, como história, nós planejamos ir mais além. Ter de esperar por longos períodos por um próximo jogo é algo que não desejamos. Além disso, nós temos explorado compatibilidades online desde que a mudança de foco para a nova geração de consoles foi tomada“.

A declaração de Nomura vai de encontro às recentes mudanças promovidas pela Square-Enix. Depois de fechar o último ano fiscal no vermelho e ter uma troca no seu comando, a empresa tem demonstrado o interesse de lançar “projetos menores e episódicos”.

Ainda sobre Final Fantasy XV, Nomura revelou que “a qualidade [do game] só vai melhorar daqui pra frente. Existem muitos que acham que os desenvolvedores japoneses ficaram para trás dos ocidentais na atual geração. Acredito que esse título irá mostrar que a história será diferente a partir de agora“.

Uma das principais mudanças do título é a ausência do sistema de batalha por turnos, algo gigante na época do Super Nintendo e do PsOne, mas que perdeu força nos consoles das últimas gerações. Agora, Final Fantasy terá um sistema de batalha de ação, parecido com o de outros games. Alguns fãs de longa data podem levantar as sobrancelhas em relação à essa mudança, mas Shinji Hashimoto, diretor da marca Final Fantasy, tem algo a dizer sobre isso:

Como vocês devem saber, a série Final Fantasy possui mecânicas diferentes em cada jogo. Cada vez que um novo jogo é feito, o time de desenvolvimento analisa qual o sistema apropriado para esse game e, para Final Fantasy XV, nós temos um sistema de ação, mas isso não significa que o próximo jogo será a mesma coisa. Nós estamos bem ansiosos pelo retorno dos fãs sobre o novo sistema de batalha“, disse o executivo ao OXM. Se você ainda não viu como será o novo sistema de Final Fantasy XV, clique aqui!


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários